Nós do Povo Tupinambá de Olivença estamos em pleno preparativos para a X caminhada em Memória aos Mártires do Massacre do Rio Cururupe que acontecerá amanhã.

Estamos recebendo parentes de vários regiões, bem como parentes das 23 Comunidades que fazem parte do Povo Tupinambá de Olivença. Os Parentes estão se preparando para os 8 km que serão pecorridos amanhã de Olivença – nossa Aldeia Mãe – até o Rio Cururupe, com suas pinturas, trages, colares e cocares.

Neste dia lembramos dos nossos parentes que foram assassinados 1559 a mando do então Governador Mem de Sá que para se vangloriar ainda mandou carta para  Coroa de Portugal dizendo que o mar havia ficado vermelho  com o sangre dos gentios (conhecida como Batalha dos Nadadores). Para nós lembrar datas como essas é motivo de tristeza, foram 1 léguas de corpos estendidos na praia (7 km).

Lembramos também nesta data do Caboclo Marcelino que lutou para impedir a construção da ponte sob este mesmo Rio Cururupe e foi sequstrado a mando do Estado e provavelmente brutamente torturado e morto. Marcelino queria evitar que os não indios chegassem mais rapidamente até à Aldeia.

Ainda hoje somos massacrados, mas estamos fortes e convictos de nossos direitos.

Para saber mais:

http://www.indiosonline.net/9o_perigrinacao_em_memoria_aos_martires_/

http://www.indiosonline.net/tupinamba-sempre-massacrado/

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
Advogada Indígena, militante social pelos Direitos Humanos Indígenas. Potyratupinamba@indiosonline.org.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here