Foi comentado no encontro índios online sobre o problema da Portaria 303 nas terras indígenas que da direito ao governo, entrar com empresas danificando nossas terras sem nossos consentimento trazendo para nossa área desmatamento, doenças, dizimando nossas culturas, que nos dias atuais sofrem grande preconceito.

Pedimos forças de parentes, para que essa luta seja mais uma conquista nossa, pois

sendo aprovado esta e Portaria 303 vai ser desastre total para nosso povo. Repudiamos essa Lei que o governo quer colocar em nosso território usufruir de nossas sem a nossa permissão.

Sabemos também que essa portaria é ilegal, pois ela foi criada pela Advocacia Geral da União (AGU), o que ela não tem esse direito de criar essa lei sem nos informar, passa por cima da lei maior que é a Constituição Federal de 1988. Artigo 231 e 232.

O aproveitamento dos recursos hídricos, incluindo os potenciais energéticos, a pesquisa e a lavra das riquezas minerais em terras indígenas só podem ser efetivados com autorização do Congresso Nacional, ouvidas as comunidades afetadas, ficando-lhes assegurada participação nos resultados da lavra, na forma da lei. Art. 231.3.Ex.

Hidrelétrica Bel Monte.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Pois é parente, essa portaria é ilegal e só vem nos prejudicar. Vem como um trator passando por cima da lei maior,a constituição de 1988. Ferindo nossos direitos. Parabéns aos parentes Pataxó Hã hã hãe , por estarem conscientes de que devemos lutar e repudiar tudo que vem nos prejudicar. A luta não para por aqui, vamos continuar lutando para manter nossos territórios sagrados , nossas matas,nossas aguas, animais, ou seja manter a VIDA.

  2. é essa portaria vem prejudicar muito a nossa luta,ele né esta repeitado a nossa cultura e nosso territórios sagrado..

  3. O que eles etão fazendo é uma palhaçada, não cansão de nos roubar! Invadirão as nossas terras roubaram a maior parte delas, o pouco que nos restou ainda querem.
    A um velho ditado do nosso povo que diz: _Quando o homem braco derrubar a ultima árvore,poluir o ultimo rio ele vara que dinheiro não se come.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here