Para discutir sobre o premio cultural. O premio culturas indígenas foi criado pelo ministério da cultura em Abril de 2006, por iniciativa do grupo de trabalho para as culturas indígenas instituído pela Secretaria da identidade e da diversidade em 2005. e também uma iniciativa da associação Guarani TENODE PORÃ que fica na cidade de SÃO PAULO.
Serão escolhidas 80 comunidades indígenas para serem premiadas por seu trabalho de fortalecimento da cultura.
Cada um desses 80 premiados recebera o valor bruto de R$ 15.000,00 ( Quinze mil reais) o valor bruto significa que ao receber o dinheiro alguns impostos deverão ser cobrados pelo Estado, e esse valor será descontado total.
Todos os premiados receberam o certificado que é documento que comprove, será feito um catalogo do premio, um livro apresentado por todas as comunidades inscritas, e seu trabalho de valorização de suas tradições.
A comissão que escolherá os premiados será formadas por 15 pessoas sendo 8 indígenas e 7 não-indígenas, de varias regiões do Pais.
O edital do premio é seu documento de apresentação, e nele estar escrito que serão premiadas iniciativas indígenas de fortalecimento cultural “Iniciativas Indígenas” significam ações ou algum tipo de trabalho que é feito na comunidade para que as tradições da cultura fiquem mais fortes. Assim o premio será dado para a comunidade indígena que estejam se esforçando para que os costumes e a sabedoria de seu povo sejam transmitidos aos mais jovens e respeitados por todos.
É importante entender que o que estar sendo premiado não são coisas, ou partes da cultura, e sim projetos ou trabalhos de comunidades indígenas, que estão sabendo fortalecer e valorizar sua cultura, e seu jeito de viver.
Todas as comunidades indígenas localizadas no Brasil podem concorrer ao premio. A proposta pode ser apresentada por uma organização indígena que tenha documentos jurídicos, comprovando sua existência. Mas também pode concorrer comunidades ou aldeias que não tenham organizações registradas no papel.
Ninguém pode concorrer sozinho ao premio, pois a idéia é apóia iniciativas coletivas em que o povo uni forças, para manter vivas suas tradições.
É importante destacar que o dinheiro não pode ser usado pelo representante da proposta de modo individual. O premio será dado a comunidade ou organização indígena e o dinheiro deve ser usado para apoiar o trabalho coletivo de fortalecimento da cultura.
Mas informações visite o site www.cultura.gov.br/premioculturasindigenas, www.premioculturasindigenas.gov.br esta realização é da associação Guarani Tenonde Porã, Ministério da Cultura, Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, e o Grupo de Trabalho para as Culturas Indígenas.

Ronaldo José dos Santos
Ronaldpank@uahoo.com.br
Marilene da Silva Santos
lusilapank@yahoo.com.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Gostaria de saber informação sobre o resultado dos grupos premiados, e a classificação nossa: Projeto Integração – Dorvalino Joaquim – Mato Castelhano – RS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here