Estamos em um ano corrido, um ano de muita luta, não só aqui em Roraima,mas em todo Brasil. Acampamento revolucionário de todos os povos me Brasília, Luta pela retomada de nossas Terra nos Estados, reconhecimentos da Língua Guarani, como oficial em município de Mato Grosso do Sul, Prisão de forma arbitrária da liderança Babau na Bahia… Em fim, dá nos parecer que tudo gira em torno da questão Indígena, e como gira.
Então os Povos Indígenas de Roraima, em conjunto, resolveram lançar nomes de pessoas que estão frente as lutas, conquistas e derrotas de nosso Povo como pré candidatos à eleição 2010.
Entre eles devo citar: Júlio Makuxi e Dilson Ingaricó, como Deputados federais. Ambos tiveram papeis essenciais na Retomada da Terra Indígena Raposa Serra do Sol. Júlio é membro Conselho indígena de Roraima- CIR, e Dilson é coordenador da Conselho do Povo Ingaricó- COPING.
Para deputados estaduais, foram lançados os nomes de Pierlangela Nascimento, que é professora, Foi Coordenadora da Organização dos Professores Indígenas de Roraima -OPIRR, muito contribuiu para retomada da Raposa Serra do Sol, ajudou na divulgação nacional e internacional da luta, junto com o senhor Jaci de Souza, o outro nome que também foi lançado a deputado estadual, foi o do professor Fausto Mandulão. Também foi coordenador da OPIRR, e ocupou cargos que foram essenciais para e educação indígena em Roraima
Os pré-candidatos citados, foram apoiados pelas organizações e acredito que vamos pra cima, pois estas pessoas vieram da base dos movimentos.
Fora estes, teremos outros nomes indigenas, dos quais não me foi infromado os nomes. Portanto os nomes aqui citados saíram de assembléias e reuniões das organizações.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
Indígena Makuxi - Raposa Serra do Sol; Acadêmico de História; Militante de Movimentos e Organizações Indígenas: OPIRR< CIR< ODIC< APIRR "Pode até Calar um Índio, Mais a Nação se levanta para Gritar" Alex Makuxi

1 COMENTÁRIO

  1. Como é importante lançar parentes nossos para concorrer as eleições.
    Temos que buscar ocupar todos os espaços e a política é o principal deles.
    Vamos votar em representantes indígenas comprometidos com a nossa luta e nos locais que não houver representação das comunidades vamos eleger candidatos que apóiam a nossa luta e não aqueles que só aparecem em período eleitoral…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here