Lidernaças Indígenas do Ceará no SeminárioPovos Indígenas do Ceará se reúne em Seminário para analisar e discutir as 19 Condicionantes do STF, parte do processo da Raposa Serra do Sol.

O Seminário para analisar e discutir as 19 Condicionantes do STF aconteceu na aldeia Viração, no município de Tamboril, Ceará, no período de 6 a 7 de abril de 2011. Articulado pela APOINME em parceria com o CDPDH – Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza e as organizações indígenas do Ceará (COPICE, OPRINCE e AMICE).

Durante as discussões compreendemos que as 19 Condicionantes propostas pelo Supremo Tribunal Federal, surgiu em resposta a Demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol. Por não ter a coragem de dizer não a demarcação, o STF criou estas condicionantes ferindo os direitos indígenas na Constituição Federal Brasileira e os tratados internacionais, remetendo a vinculação dessas condicionantes as Terras Indígenas que deverão ser regularizadas após a aprovação das referidas condicionantes.

O evento reuniu lideranças dos Povos Indígenas: Anacé, Gavião, Kanindé, Tapeba, Pitaguary, Tabajara, Potiguara, Tupinabá, Kalabaça e Tapuia Cariri.

Matéria: Jorge Tabajara, Gabriel e Weibe Tapeba e Dr. Lurdes do CDPDH.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here