Nesta terça-feira,09 de outubro,cerca de 400 índios Potiguara ocuparam a sede da Funai em João Pessoa capital da Paraíba para reivindicar a conclusão do processo de demarcação da TI POTIGUARA DE MONTE-MOR .A ocupação foi pacifica. A administração regional da Funai tentou de todas as maneiras acabar com o movimento deixando de fornecer alimentação necessaria para os Potiguara mas nada impediu que permanecêssemos no local.O movimento recebeu o apoio da Comissão de direitos humanos da UFPB, do CIMI, APOINME do movimento dos sem-terra e de vários simpatizantes da luta.
O movimento durou dois dias,durante a nossa permanência no local tivemos algumas reuniões com o administrador Petronio Machado Cavalcante e foi emitido ate Brasília um documento nosso pedindo aceleração no processo,também articulamos com a frente parlamentar indígena da Assembléia Legislativa e foi enviado por eles um pedido de apoio para a demarcação de nossa área.
Ontem a tarde recebemos documentação enviada pela coordenadora de assuntos fundiários da Funai onde pedia nossa compreensão e apoio pois ate novembro estaria resolvida nossa situação.
Sem termos muito a fazer em permanecer na Funai resolvemos retornar as nossas aldeias e mesmo tendo recebido este documento não ficamos de bracos cruzados, entramos em contato com o Dep.Federal Luiz Couto pedindo que ele tente conseguir uma audiência para nossas lideranças juntamente ao ministério da justiça.
Estamos confiantes mas se nada disso for resolvido ate novembro agiremos novamente.

Irembe Potiguara
irembe@indiosonline.og.br