Nesta terça-feira,09 de outubro,cerca de 400 índios Potiguara ocuparam a sede da Funai em João Pessoa capital da Paraíba para reivindicar a conclusão do processo de demarcação da TI POTIGUARA DE MONTE-MOR .A ocupação foi pacifica. A administração regional da Funai tentou de todas as maneiras acabar com o movimento deixando de fornecer alimentação necessaria para os Potiguara mas nada impediu que permanecêssemos no local.O movimento recebeu o apoio da Comissão de direitos humanos da UFPB, do CIMI, APOINME do movimento dos sem-terra e de vários simpatizantes da luta.
O movimento durou dois dias,durante a nossa permanência no local tivemos algumas reuniões com o administrador Petronio Machado Cavalcante e foi emitido ate Brasília um documento nosso pedindo aceleração no processo,também articulamos com a frente parlamentar indígena da Assembléia Legislativa e foi enviado por eles um pedido de apoio para a demarcação de nossa área.
Ontem a tarde recebemos documentação enviada pela coordenadora de assuntos fundiários da Funai onde pedia nossa compreensão e apoio pois ate novembro estaria resolvida nossa situação.
Sem termos muito a fazer em permanecer na Funai resolvemos retornar as nossas aldeias e mesmo tendo recebido este documento não ficamos de bracos cruzados, entramos em contato com o Dep.Federal Luiz Couto pedindo que ele tente conseguir uma audiência para nossas lideranças juntamente ao ministério da justiça.
Estamos confiantes mas se nada disso for resolvido ate novembro agiremos novamente.

Irembe Potiguara
irembe@indiosonline.og.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns a todo o Povo Potiguara pela ocupação da Funai. Uma ocupação legitima e ordeira. O lema é: ocupar para pressionar o processo demarcatório.

    Quanto o não apoio da FUNAI, sabemos que essa política praticada por esses administradores é sempre tentar calar o povo. Mais quando a comunidade quer ninguém segura. Parabéns pela ocupação. Estou orgulhoso de vocês. Que sirva de exemplo para outros povos. Edmundo Santos.

  2. parabens!
    Nada de braços cruzados!
    Parabens pelos documentos, isso é usar a estrategia dos “brancos” para na propria lei deles RETOMAR o que é de voces!
    Vamos em frente!

  3. É isso ai, se a gente ficar de braços cruzados nada será feito. Graças a nossa Mãe terra que os nossos irmãos estão abrindo os olhos, mas isso é pouco para nós, por tanto temos que nos unir para reinvindicar os nossos direitos que um dia nos foi tirada e hoje é negada.
    Parabéns Povo Potiguara por essa luta.

  4. Parabens pela ocupação! sabemos que os problemas que estamos enfrentando só é resolvido desta maneira, quando estamos pacíficos na aldeia nada é resolvido, e eles tentam de tudo para calar a nossa boca, mais o importante e não se intimidar, e divulgar mesmo! parabens mesmo parente!.

  5. Olá meus irmão POTIGUERA, fico feliz de ver os parentes unidos e reividicando uma causa justa e de direito costitucional, vcs estão com a razão eu na qualidade de indio eu sei o que sofrimento por que na minha infacia sofri muito com os meus irmão e parentes… Quando nós indios resolvemos buscar o nosso direito, a FUNAI que se diz tutora assistencial, tem estas estratergicas, age desta forma, de calar o grito dos povas indigenas, más não vamos calar não meus parentes, temos os nossos aliados que nos fortalece com o apoio de todas as formas, e vamos dar um basta nesta propostas de governo, pór que se nós nos organizarmos, o plano é nos extinguirem, mais Tupã não vai deixar tenho a certeza que os nossos lideres que já partiram para o alem e nesta luta em prol de todos vai estar de lá torcendo para tudo dar certo… desejo felicidades p/ todos e pode contar com o meu apoio, estou a disposição dos trabalhos coletivos… e vamos ficar de olho nesta nova mudaça uma coisa eu tenho certeza não é coisa boa prá nós não por que se tivesse de ser já tinham feito a muito tempo… Nada mais do indigena jovanildo pataxó..

    Um abraço pra todos os parentes indios e não indios… meu contato é jovanildotitia@hotmail.com cel:(73)81245667

  6. Eu Gostaria de Parabenizar,a minha nação Potyguara,por mais esta luta,mais devemos lembrar que não é apenas de terras que o povo sobrevivem,mais sim de muitos outros ítens,são tantos que faltam para amenizar o sofrimento do meu povo,sim devemos ir na sede,buscar e conquistar vitórias,mais está mais do que na hora de ir mais adiante,ir em quem manda de verdade,ir não no corpo apenas,mais sim na cabeça,me refiro sim,BRASÍLIA,lá no Presidente da Funai e exigir medidas que ele não toma a muito tempo,João Pessoa é apenas um núcleo,aonde eles recebem o povo por obrigação de receber,mais nada fazem,mais com certeza o bolso deles é bem cheio no fim do mês,por isso eles ficam pelos canto rindo da cara do povo,quando eles vão lá exigir algo,eu queria ver a cara deles,rindo se o povo resolvesse fazer algo mais sério,para que assim,não apenas as terras,mais em relação a tudo fosse resolvido,a Funai reclama de tudo,só vive sem verbas,nunca tem nada,mais paga cursos e outras coisas para pessoas que nem índios são…ISSO É UMA VERGONHA!! SÃO UNS CARAS DE PAU!! Acorda povo,vamos fazer sim manifestos sim,mais com mais autoridade,e ver resultados,e não apenas promessas,pois de promessa,nem santo tá vivendo. Washington Potyguara Soares

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here