O Povo Tupinambá de Olivença, cansado de esperar uma resposta da Funai a respeito da Nomeação do Coordenador Técnico Local da CTL de Ilhéus, resolvemos ocupar pacificamente a sede da Coordenação Regional do Sul da Bahia.

Há meses estamos aguardando esta nomeação, inclusive já foram protocolados na Funai Ilhéus diversas solicitações de esclarecimentos a este respeito, sem no entanto termo sinal algum do que de fato está acontecendo.

Nossa preocupaçõa é que já estamos no final do ano e devido à falta de um Coordenador Técnico Local não foi feito ainda o planejamento de como serão os trabalhos desenvolvidos em nossas Comunidades no ano de 2011.

Estamos muito decepcionados pois o próprio Presidente Márcio Meira em reunião com os Caciques e Lideranças realizada em Brasilia, disse que a decisão do Povo tupinambá de Olivença no que diz respeito à CTL seria respeitada.

Recebemos a visita da Polícia Federal e da Força Nacional que rceberam uma denúncia que estávamos agindo de forma violenta, mas ficou facilmente comprovado que estávamos (e estamos ainda) ocupando  P A C I F I C A M E N T E a Funai até que esta situação seja resolvida.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
Advogada Indígena, militante social pelos Direitos Humanos Indígenas. Potyratupinamba@indiosonline.org.br

6 COMENTÁRIOS

  1. Parentes,

    as ações do povo Tupinambá, no sul da Bahia, servem como exemplo de luta a ser seguido por todos os outros povoss indigenas.

    AUTODETERMINAÇÃO, AUTONOMIA E PROTAGONISMO são os principios que regem estas ações.

    TODO APOIO A LUTA DOS POVOS INDIGENAS!

  2. É amigos, esta situação é em todo o país…A reestruturação que desestruturou tudo!
    Vamos a luta!É com ações como essas de oculpar, mobilizar e reunir a parentada, colocando a voz indígena para que todos escutem, que conseguiremos garantir nossos direitos!

  3. isso msm parentes tamos pra o q der e vier, todas as ajudas agora é necessario para manter pacificamente todos na nossa luta..!

  4. tenha fé parentes que tupã vai dá o que é de direitos para vocês ok? e meu desejo é ver vocês livres de tantas pressões por parte de alguem que não entende o que é direito indígena mais eu entendo pois eu também sou indio ainda que seja tupinambá-jaguarí mais faço parte desta familia maravilhosa que são os tupinambás de olivença ok? e mim aguarde parentes eu estou indo embora ai para a bahia e vai ficar mais fácil sobre algo que vocês precisar e tiver ao meu alcançe e eu puder ajudar pois eu estudei um pouco sobre os direitos indígenas atravez da política pois quanto morei em são paulo eu fui filiado em partido politíco do p.m.d.b que é partido do movimento democrático brasileiro ok? eo que eu aprendí pode ser muito útil para a judar todos vocês sobre o direito do indio na cidade e na aldeia ok? eo mais que deus possa abençoar todos vocês meus parentes ok?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here