Representantes da FUNAI

Nesta terça-feira, 14 de setembro de 2010, sete funcionários da FUNAI Brasília foram feitos reféns pelo povo Potiguara.

Os funcionários da FUNAI, que vieram realizar um seminário com as lideranças Potiguara do estado da Paraíba,  foram presos com o intuito de mostrar a nossa indignação perante o órgão oficial (FUNAI) e o descaso ao qual fomos submetidos após a dita reestruturação da mesma.

Foi uma das formas encontradas para que pudéssemos fazer com que nossas vozes fossem ouvidas em Brasília e que a nossa situação fosse revista, e que o presidente o senhor Márcio Meira buscasse meios de tentar resolvê-la.

Após a extinção de nossa Administração em João Pessoa e automaticamente ficarmos subordinados a Coordenação da FUNAI no Ceará sofremos a cada dia com a falta de atendimento mínimo ao nosso povo.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=19wRXr7ycsg[/youtube]

Nos sentimos enganados quando o então presidente da FUNAI, rasgava elogios a nossa administração colocando até como referência para o país pelo controle social realizado aqui, e depois fechá-la sem nenhum respeito e reconhecimento ao nosso trabalho, como também o fez com tantas outras regiões do Brasil.

Reivindicamos que nossa autonomia administrativa volte e que possamos continuar fazendo o melhor para o nosso povo. A situação tem que melhorar pois só quem tem a perder, somos nós, povos indígenas.

Não queremos ser tachados de sequestradores pois essa atitude extrema só foi tomada porque estamos cansados de ter promessas não cumpridas.


Queremos ação!

Presidente Márcio, venha visitar nossas aldeias e ver como estamos (sobre)vivendo.

Os funcionários retidos não estão sofrendo maus tratos, pelo contrário, eles estão conscientes do caos em que nos encontramos e não desaprovam nossa atitude. Eles estão colaborando na medida do possível com a nossa luta,  e só serão liberados quando tivermos os resultados esperados por todos.

Equipe:

PORAN POTIGUARA

tanipotiguara@gmail.com

IREMBÉ POTIGUARA

irembe@indiosonline.org.br

BRUNO POTIGUARA

brunopoty@yahoo.com.br

RAISSA POTIGUARA

ybotyrapotiguara@gmail.com