POVO PANKARARU REPÚDIA A SESAI – SECRETÁRIA DE SAÚDE ESPECIAL INDÍGENA, EM VIRTUDE DE VÁRIOS ACONTECIMENTOS REFERENTES AO PROCESSO DE ASSISTÊNCIA DE EMERGÊNCIA NA ETNIA,ALDEIA BREJO DOS PADRES 08/01/2013.

 

 

” A saúde é um direito de todos e dever do Estado, garantido mediante politicas sociais e econômicas que visem à  redução do risco de doenças e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação.” Constituição federal de 1988, artigo 196

 

 

Nós do Povo Pankararu gostaríamos de saber quem é este ” todos e que “dever”  é esse que não é cumprido?   Porque inventam uma lei se não podem cumprir? ou não querem cumprir? O direito à saúde é um direito fundamental de todos os cidadãos!

Em virtude de vários acontecimentos referentes à assistência de emergência na etnia Pankararu, nós comunidade, viemos através deste portal cobrar do Ministério da Saúde que tome providências e do Ministério Publico, o devido acompanhamento das ações (mal) executadas pela SESAI em virtude dos descasos com a saúde do Povo Pankararu, e se preciso for seja instaurado um procedimento para apuração dos responsáveis por tamanho descaso.

Acreditamos verdadeiramente em uma reorganização da saúde, assistência de emergência, de forma responsável e comprometida com a qualidade do atendimento do nosso Povo. Acreditávamos que realmente seria criado um novo modelo para a saúde indígena no Brasil, porém a situação da saúde no nosso Povo piorou drasticamente. Por esse motivo não somos de acordo com o descaso que vem ocorrendo em nossas comunidades.

Desde o dia 08 de dezembro de 2012, estamos cobrando da SESAI atitude e resolução do caos existente na falta de assistência de emergência nas comunidades indígenas Pankararu, já que a mesma se encontra parada.

Quantos mais  precisaram morrer para que esse orgão SESAI, Secretária de Saúde Especial Indígena tome as devidas providências?

Há praticamente 5 meses Pankararu se encontra nessa situação. E não estamos vendo nenhuma ação para que isso seja resolvido.

Estão brincando com a saúde do povo indígena, fingindo cuidar dos mesmos. Em que realmente a secretária de saúde indígena esta sendo especial?

Queremos respeito, queremos que o recurso público investido na saúde indígena seja realmente de fato concretizado.

Estamos cansados de enganação, de utopia, queremos ação, trabalho e acima de tudo respeito com nosso POVO INDÍGENA PANKARARU E  TODOS  OS INDÍGENAS DE TODO O PAÍS.

 

Patrícia Pankararu

Representando a NAÇÃO PANKARARU