Hoje no território Potiguara graças a força da juventude unida com as lideranças tradicionais, a cultura está se expandindo de modo geral na maioria das aldeias. Em quase todas as aldeias já existe um Terreiro Sagrado para que sempre se realize o Toré, dança de fortaleza e defesa para nós Potiguara, sendo que no dia 19 de Abril todas as aldeias reunem-se para dançar na aldeia mãe que é a aldeia São Francisco onde lá se encontram as furnas subterrâneas local de refúgio do nosso povo no tempo da invasão.

Exemplo da força e revitalização da cultura são as aldeias Forte, São Francisco, Lagoa do Mato e Cumarú onde estamos unindo o povo a partir do que temos de mais importante e sagrado que é o ritual. Além disso no Terreiro da aldeia Cumarú temos algo raro e valioso que é uma árvore de muita força, o “pé de Malfim” conhecido pelos nossos anciãos, que acreditam no poder de cura, de sorte e de proteção da árvore.

Hoje ela está ameaçada de extinssão, por isso está sobre cuidado da comunidade.
é com toda força da natureza e com todo esse envolvimento que conseguimos unir nosso povo e manter nossas aldeias sempre erguidas.

Isaias Potiguara
isaiaspotiguara@gmail.com