Dona Joana como era conhecida estava muito doente já fazia meses, alguns dias atrás ela teve uma grande piora,porém,já não se alimentava mais e vivia em cima de uma cama praticamente imovél… Partiu mais uma guerreira, que deixou exemplos à serem seguidos. foi-se embora uma cultura viva.
Há um ano atrás, dona Joana ainda participava da roda de Toré(dança sagrada) do nosso povo. Apesar de sua idade avançada ela sempre fez questão de está presente nas danças e eventos em nosso povo. Nascida na aldeia São Francisco, depois de casada passou a viver na aldeia Galego até o fim de sua vida, grande praticante do catiliscismo sempre quis passar à sua familia e todo o nosso povo sempre o seu melhor. Deixou fortes e inesquecíveis lembraças de alguém que concerteza vai fazer muita falta. Acompanhou de perto mais de 40 anos de luta,uma luta por nossas terras, por uma vida digna e etc.
O povo Potiguara derrama suas lágrimas. Sempre ira ficar em nossas mentes sua histórias inesqueciveis, o seu exemplo quanto mulher,quanto Potiguara. E como estamos no mês da mulher antecipadamene dedico toa homenagem a madrinha Joana.
Sabemos que Deus a tem em seus braçaos e sabemos também que ela sempre estará em nossos corações.
Adeus! Dona Joana, eternas saudades, povo potiguara.

poran Potiguara
tanipotiguara@gmail.com