Festa da Colheita ao LuarOlá, parentes indigenas e todos que acompanham a Temince.

        Nós povos indigenas Tabajara e Kalabaça de Poranga no Ceará, desde que fizemos a retomada na Aldeia Cajueiro, uma área de 4.444 hectaries de terra, localizada na região da Macambira, há 40 km da cidade de Poranga, e a 390 km de Fortaleza, que não tivemos mais sossego nossas lideranças estão sendo constatemente ameaçadas por posseiros que insistem em ficar nos causando problemas é um atraz do outro. Recentemente um morador de um dos posseiros saiu armado atirando nas placas colocada pela propria FUNAI e esta diarimente vigiando as nossas familias, armado e nos ameaçando. Um dos posseiros é Vereador do PV (Partido Verde) em Poranga que além de causar varios problemas ao nosso povo, está sempre motivando os outros posseiros a ficarem nos provocando e nos ameaçando. Hoje dia 01 de Outubro marcamos uma reunião com o vereador para o proximo domingo na aldeia Cajueiro e vamos sair da aldeia Imburana um grupo de 80 indios. Nesse mesmo dia recebemos pela segunda vez um intimação da Delegacia de Poranga no meu nome para comparecer dia 05 as 10:00 na Delegacia de Policia de Poranga. Ja comunicamos a FUNAI e outras lideranças indigenas do Estado e fomos aletados pela Funai a não comparecermos, pois problemas de terras indigenas é de competencia do Ministerio Publico Federal. Estamos muito preocupados pois se a Funai não mandar um documento com urgência eu posso ser preso por desacato e se isso acontecer haverá uma grande manifestação do nosso povo na Delegacia pois eles vão ter que prender muitos indios.

 O que fazer diante de uma situação como essa? Precisamos de ajuda de todos os parentes para que possamos alcançar mais uma vitória.

  Por favor nos ajudem.

  Abraços a todos.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É uma situação critica Jorge, que esperamos ser resolvida da melhor maneira. Os posseiros se acham no poder de comprar tudo e a todos mas não é bem assim… Acredito que é preciso precionar a Funai para mandar esse documento a delegacia e a todos os interesados para que você não seja preso por não comparecer… A intenção é de prenderem as lideranças para parar a luta mas eles estam errados pois isso só deixa o povo com raiva e motiva a reação…Acredito que melhor, sempre é o diálogo mas se não se resolve então outros meios surgem!!!!!
    Nosso povo que se considera irmãos dos povos indígenas cearenses apoia a luta de vocês que não é em nada diferente da nossa!!!
    Estamos para o que der e vier…Grande Abraço guerreiro tenha paciência e força na luta!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here