Certo que todo dia é dia do índio, assim já dizia Babe Consuelo hoje Babe do Brasil, só que o dia 19 de abril, foi um fato histórico pois em 1940, no México, foi realizado o I Congresso Indigenista Interamericano, com a presença de diversos países da América e os índios, tema central do evento, também foram convidados. Como os índios, estavam habituados a perseguições e outros tipos de desrespeito, preferiram manter-se afastados e não aceitaram o convite. Dias depois, após refletirem sobre a importância do Congresso na luta pela garantia de seus direitos, os índios decidiram comparecer. Essa data, 19 de abril, por sua importância histórica, passou a ser o Dia do Índio, em todo o continente americano. No Brasil, o então presidente Getúlio Vargas assinou o decreto nº 5.540, em 1943, determinando que o Brasil, a exemplo dos outros países da América, comemorasse o Dia do Índio em 19 de abril.
Daí então, que deu inicio aos grandes movimentos indígenas, pois através desse I Congresso Indigenista, que os indígenas tiveram consciência, que tinham forças para lutarem pelos seus direitos. Lutarem por suas terras, pela preservação de sua cultura, por sua sustentabilidade e lutar pelo simples direito de continuarem a ser índios. Por isso temos que ter consciência, que o dia 19 de abril, não é só uma data comemorativa banal, essa data tem um significado histórico, e temos que respeitar, pois o dia 19 de abril de 1940, foi o primeiro passo para nós estarmos caminhado hoje.
Alexandre Pankararu
Email – alex@indiosonline.org.br.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

20 COMENTÁRIOS

  1. 1parente pancararu e um prazer ver vc contar a nossa historia atraves deste pequeno texto.eu thyrry pataxo hãhãhãe so tenho que insentivar que vc xandão continue sendo exemplo do nosso povo indigena. o brsil tem que saber que o nosso dia e todos os dias,xandão quero que vc e nós pataxo temos que lutar para que o dia dezenove de abril.(19.4.)seja feriado nacional como o dia da independencia da republica.Concorda parente??
    pois nós fazemos parte desta marca.
    thyrry pataxo hahahae.

  2. Desde o início da colonização, os índios foram escravizados pelos portugueses. A partir daí, ficaram sujeitos às leis dos homens brancos e sofreram com prisões, com o desrespeito à sua cultura, com as tentativas violentas de integrá-los ao convívio com a civilização.

    Os colonizadores viam os índios como seres inferiores e incapazes, que precisavam adquirir novos hábitos para estarem aptos a conviver com eles. Os nativos perderam sua autonomia e passaram a viver em função das leis que os homens brancos criavam para eles ou a respeito deles.

    Um Índio

    Um índio descerá de uma estrela colorida e brilhante
    De uma estrela que virá numa velocidade estonteante
    E pousará no coração do hemisfério sul, na América, num claro instante

    Um índio preservado em pleno corpo físico
    Em todo sólido, todo gás e todo líquido
    Em átomos, palavras, alma, cor, em gesto e cheiro
    Em sombra, em luz, em som magnífico

    Num ponto equidistante entre o Atlântico e o Pacífico
    Do objeto, sim, resplandecente descerá o índio
    E as coisas que eu sei que ele dirá, fará, não sei dizer
    Assim, de um modo explícito

    E aquilo que nesse momento se revelará aos povos
    Surpreenderá a todos, não por ser exótico
    Mas pelo fato de poder ter sempre estado oculto
    Quando terá sido o óbvio

    O dia do Índio é todo dia!
    Nos desafios que a sociedade e vida nos impõem, lutamos preservando o que temos de mais sagrado dentro de nós, nossa identidade!

    Thales Oliveira Pankararu

  3. Alexandre, sou professora em uma escola de Florianópolis, SC , e estamos trabalhando com a questão indigenista este ano, buscando reconhecer a sua importância como formadora de nossa cultura nacional e buscando a conscientização dos jovens nesse sentido. tenho utilizado materiais do Daniel Munduruku e textos que consegui com um amigo mineiro que já trabalhou com nações indígenas. usarei seu texto para divulgar a questão histórica da data de amanhã, acho fundamental a conscientização de que se trata de um dia de luta!
    apoio e força a vocês bravos índios e primeiros cidadãos brasileiros.
    jaqueline chula

  4. Oi Alex, sou Sheilla, amiga de Sebastian e de Jaguriçá, imagino que você o conheça. Moro em Maringá – PR e quero mandar um abraço para meu amigo Jagu e seu povo. Queria também pedir que lhe dissesse que vou ter um filho, parece que uma menina e se ele me ajuda a escolher o nome para nossa pequena indiazinha. Aqui também trabalhamos com os povos indígenas e com muita vontade, através da associação indigenista ASSINDI. Força e paz à todos. Sheilla

  5. porque esse dia foi muito em portante como ele se difuga porque os indios estao ameasados e como isso foi emportante eso

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here