Desde 2005 nos potiguara estamos trabalhando a questao das Dst e Aids em nossa area e o resultado disto esta na cartilha que surgiu de uma oficina de trabalho sobre este tema
Ela já e utilizada por professores e profissionais de saude e esta sendo muito importante para os potiguara pois em nossa area foram notificados um numero elevado de casos de Aids, e esperamos que atraves do apoio da cartilha nas palestras possamos estar sensibilizando a populacao e consequentemente diminuindo este numero.

Line potiguara-linepotiguara@hotmail.com
Michele potiguara

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Acredito que para uma educação sexual eficiente primeiro deve-se falar em compromisso com outros seres humanos e que a relação sexula embora seja breve sua consequencias são para vida inteira.

  2. É preocupante, como os DSTs esta chegando as nossas Aldeias antes era só
    chato ver na televisão e ouvir nas Radios hoje vemos como estar perto de nós
    e as vezes não nos preocupamos pq achamos em nós,q Tupã a de abençoar e não infectara
    nimguem entre nós. Mas realidade é muito dolorida, mais é isso, temos q enfrentar e nos cuidar, nos protegendo com os produtos q evita pegar as doenças.

    É interessante passar para os parentes na Aldeia ,adiquirindo a mesma forma de trabalho q os parentes Potyguaras estão fazendo q é dessa forma q vamos nos proteger pelo criar uma consiência q devemos nos proteger.

    Awere..
    jaborandy@indiosonline.org.br

  3. É muito bonito ver o desempenho do povo potiguara e a preocupação com os mesmos.Pois quando aparecem problemas de saude como este é emportante q as aldeias mostrem solidariedade nm com os outros.

  4. “Erimbaé oronhã opa ko ybyetá rupi”. Me sinto triste em saber que já está havendo perigo daquelas DSTs que flagelam o resto do mundo nas aldeias do povo Potiguara. “Tatangatu t’oîkó pe irúnamo”.

  5. Com conciência,conhecimento do que é DST,elaborando reuniões de concientização,e cada um fazer á sua parte,com certeza irá amenizar bastante este problema,agora se ficar apenas distribuindo preservativos(camisinhas)e ficarem parados,aí o aumento de casos só tem a crescer,á cada dia,de ínicio fazer uma reunião com as prostitutas que aí vivem(pois todos nós já sabemos,e estamos carecas de saber de suas existências nas aldeias)que elas também tenham amor por suas vidas,e lembrando que prostituição não é crime,e assim explicar de forma que elas possam entender o que é:Aids,HPV…sim não devemos falar apens de uma doença,mais deixar claro á existência de todas elas.HPV é uma das doenças mais perigosas,considerada até pior do que a AIDS,pois á AIDS os meios de contaminação são por vias,e a HPV é bem mais simples sua contaminação.Espero que cada um tenha conciência,de que sua vida tem grande valor. um abraço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here