A TRIBO KARIRI-XOCÓ HOJE COM CERCA DE QUASE 3 MIL HABITANTES ,ESTA PASSANDO POR ESSA SITUAÇÃO, DE PROCURAR O REMEDIO DO BRANCO E DEIXANDO DE LADO OS SEUS.
PORQUE A NOSSA MATA NÃO FORNECE TUDO QUE A GENTE PRECISA?
É MUITO PEQUENA ESSAS NOSSAS TERRAS: ENTÃO MESMO PORQUE, TEM UMA INFLUIÊNCIA MUITO GRANDE DOS BRANCOS AQUI NA NOSSA TRIBO. A CIDADE BEM PROCIMA E COM ISSO NOS ESTAMOS ADIQUERINDO OS COSTUMES DELES.
ANTIGA MENTE O INDIO NÃO CONHECIA O REMEDIO DE FARMACIA E NUNCA TINHA IDO AO MÉDICO E HOJE O INDIO PROCURA MAIS ESSE TIPO DE REMÉDIDO… SE A NOSSA MATA FOSSE MUITO GRANDE E AS NOSSAS TERRAS TAMBÉM, NÓS TINHA COMO ADQUIRIR TUDO QUE PRECISAMOS, MAIS CADA VEZ MAIS A TRIBO VAI CRECENDO E AS NOSSAS TERRAS VAI FICANDO POUCA(PEQUENA) E A NOSSA MATA NÃO VAI FORNECER O QUE A GENTE PRECISA, POR ISSO ESTAMOS USANDO HOJE O REMÉDIO DO BRANCO POR CAUSA DESSA SITUAÇÃO.

AUTORA WYTAYANE.
12/10/2006.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. penso que o problema não é ocrescimento do povo em relação à floresta,mas sim a apropriação da floresta pela soja,como ocorre me algumas regiões,fator este responsável pela mortalidade de crianças indígenas.recentemente esse caso esteve nos noticiários e muita gente fez vista grossa.A demarcação de terras indígenas precisa de um acompanhamento contínuoi,para que a lei não seja burlada logo em seguida pelos produtores de soja.algumas tribos comercializam produtos artesanais e conseguem,com o lucro que obtêm,suprir suas necessidades de consumo com o que se tornou escasso em suas terras.

  2. há uma tendência forçada que os índios consumam produtos farmacêuticos,para tornarem-se consumidores em detrimento da própria produção cultural.O surgimento de doençãs novas(do homem branco) em relação aos óndios faz com que os índios busquem a cura através do homem branco,uma vez que não é de conhecimento da aldeia a origem da doença.a cura é buscada através do causador da doença.esse é um argumento e a visão de muitos..existem outras.vc poderia falar da sua experiência.o que você observa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here