POLÍTICA INDÍGENA

Silval Barbosa recebe pauta de reivindicação de povos indígenas

JOÃO BOSQUO
Redação/Secom-MT

Marcos Negrini/Secom-MT
Governador Silval Barbosa recebe visita de lideranças indígenas

 

“Eu tenho uma relação forte, há muito tempo, com os povos indígenas e isso facilita a desenvolver aquilo que desejamos”, disse Silval Barbosa. Um dos pontos da pauta de reivindicações das nações indígenas era a permanência do coronel Alessandro Mariano Rodrigues, tendo em vista suas ações em defesa da população indígena, na superintendência de Assuntos Indígenas. O governador, de pronto, respondeu que “o coronel Mariano vai continuar até porque o serviço que desenvolve o qualifica para isso”. Silval Barbosa destacou ainda que o vice-governador Francisco Daltro também vai trabalhar nessa relação com os povos indígenas.

O governador destacou ainda a parceria que vem desenvolvendo a área educacional, com formação de professores pela Unemat, até em nível de pós-graduação, a construção de Escolas em reservas indígenas e o programa Luz para Todos. “Se vocês acharem interessante – falou se dirigindo aos representantes – queremos mostrar como é a convivência do governo com os povos indígenas”, ao propor a realização de um jogo de futebol em uma reserva, tendo como foco a realização da Copa do Mundo 2014.

O documento pede ainda a criação de uma secretaria de Política de Promoção da Igualdade Racial, como chegou ser anunciado pelo ex-ministro Elói Ferreira Araujo; a criação do Conselho Estadual dos Povos Indígenas (CEPI), inclusão de um representante indígena no Conselho Estadual de Cultura – “vez que a cultura indígena mostra-se muito rica, além de matriz” – para fomentar as ações voltadas para a Copa do Mundo. Estevão lembrou que a “diversidade e pluralidade de povos indígenas em Mato Grosso é bem aceita pela comunidade internacional”.

Por último, os representantes pediram, em nome do povo Xavante, atenção para a questão da saúde no município de Campinápolis. O governador também demonstrou preocupação e disse que quer intensificar esse trabalho na questão da saúde. Participaram ainda da reunião o secretário-Chefe da Casa Civil, Eder Moraes, o cacique Raoni Txucarramãe, o cacique Megaron Txucarramãe, entre outras autoridades indígenas.


O governador de Mato Grosso Silval Barbosa recebeu nesta quarta-feira (23.02), em seu gabinete, diversos líderes indígenas que entregaram ao Governo um documento da Federação dos Povos e Organizações Indígenas (FEIPOIMT). Mato Grosso é o segundo  estado brasileiro com o maior número de etnias e também em população. E o governo do Estado nos últimos anos desenvolveu uma relação muito forte com os povos indígenas e essa primeira reunião – segundo Estevão Taukane, da etnia bakairy – foi muito produtiva, muito proativa. “Gostamos da fala do governador Silval Barbosa”, afirmou ao fim da reunião.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Muito boa esta materia,

    Pena que o brasileiro continuam valorizando o futebol,
    Futebol nao e esporte e uma decadencia mundial.(eternos gladiadores e sem falar nos torcedores veja o tamanho da violencia !)
    Que tal investir no esporte assim sera amplo para todos os jovens e criancas
    praticarem outras atividades. A prioridade agora para os indios saude, educacao e bem estar social-

    Mesmo assim boa sorte

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here