No dia 26 de agosto do corrente ano, exatamente as 14:00h foi dado inicio a 1ª Plenária Nacional dos Pontos de Cultura, no SESC Venda Nova Belo Horizonte/MG, onde estavam presentes 63 delegados de pontos de culturas, das 9 regiões do país, escolhidos pelos representantes dos pontos de cultura de cada região nacional, e um desses delegados era Alex Pankararu coordenador da rede índios on-line. E também vários representantes do Ministério da Cultura do Brasil, também o Secretariam do Ministério da Cultura o Senhor Célio Turino e vários outros convidados pelo MINC. E o primeiro assunto foi à apresentação da pauta do evento, e depois foi uma apresentação dos delegados e suas regiões, que teve o objetivo também da apresentação de falarem quem são e quais eram suas propostas para plenária, e seguindo uma conversa com Célio Turino, e após a conversa com o Secretario, foram encerradas as atividades do dia.
E no dia 27 a partir das 9:00h, foi dado inicio com uma dinâmica, para que todos os participantes, dessem inicio as atividades totalmente descontraídos, e também foi uma maneira de se conhecerem melhor, e após as dinâmicas foi dado inicio a plenária. Que começou com as divisões dos grupos de trabalho, misturando então todas as delegações, e tendo objetivo de trabalho, discussão dos temas tratados nos documentos dos Encontros Regionais à luz dos conceitos dos Programas Cultura Viva, e após concluírem os trabalhos os grupos, retornaram a plenária para a apresentação dos trabalhos.
Então foram encerradas as atividades, na parte da manhã, e na parte da tarde foi escolhido as pessoas que farão parte, da comissão dos pontos de cultura, para articular o FORUM na TEIA 2007, e depois foi realizada uma reunião com os delegados de cada região do país, para que eles façam suas propostas ao FORUM, e depois teve a apresentação das propostas na plenária.

Apos a apresentação foi elaborado uma carta “Viva a Cultura” para ser lida no dia seguinte dia 28, por Mazé uma delegado do Piauí, no lançamento da Teia 2007. Dai foi lida a carta aos presentes à plenária e foi dado o encerramento do evento, que foi uma grande experiência aos presentes, e que deu motivação para os representantes de pontos de cultura, virar militantes sociais, com uma bandeira para defender, que é a multiplicação e divulgação da pluralidade cultural Brasileira.

Alex Pankararu
e-mail: alex@indiosonline.org.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Alex…Hoje estive com os 15 dos 21 Pontos de Alagoas….
    As pesssoas lembraram de voce e contaram do CORTEJo de MAZé….dos momentos bons e dos ruins dessa preTEIA ai…… Valeu sua viagem…! Vale seu esforço!!!! Atraves da REDE estamios Juntos!!!!
    Aqui a Secretaria de ALAgoas adora os Pontos…… e esta auxiliando parcerias entre os Pontos e a Secretaria de ACAO SOCIAL!!!!
    Não tinha representantes de RAIZES DA TRADIÇÂO…..Mas imploraram tertar colocarmos representantes INDIOSONLINE na REDE ALAGOAS…… Vamos funar nesse sentido!!! Trabalhar em REDE, em equipe…com solidariedade é otimo!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here