As 4:00 da madrugada de domingo, os pistoleiros invadiram a retomada todos estava com arma da Mao e atirava pra todos os lugares, a objetivo desta tragédia é retirar os índios das terras. O conflito começou na fazenda SANTA MARIA, local onde esta retomada pelos os indígenas, tudo que se via por lá era muito tiroteio que os pistoleiros atiravam em frente aos índios, nós sabemos que esta agressão que esses pistoleiros vêm fazendo não só intenção de desocupar os índios da terra, mais interesse maior é matar os índios. Um momento como este; tudo o que eu observo era desespero e espanto de muitas mulheres família foi obrigada a sair da retomada local, e deixar os seus maridos numa área muita violência, vir jovens presenciar a terrível guerra que estava acontecendo e não podia faze nada, tudo quê se restava entre nós era a esperança de um dia viver em paz. A dor foi maior, foi ouvir depoimento de cada pai de família e mulheres que foram obrigadas sair correndo pelos matos. Os nossos anciões que esta no local passou mal com problema de pressão alta, mais também por passar mais uma vez os maltrato que fazendeiro e pistoleiro vêm fazendo com o nosso povo. Mais uma vez, deixo aqui o meu agradecimento a ONG THYDEWA vem apoiando a nossa causa indígena, e por nos ajudar a levar informação do grito de socorro as pessoas que vêm contribuindo na defesa do nosso direito. Também agradeço a todas as pessoas que apoio o nosso movimento de luta.

Yonana

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. É ISSO AI YONANA, VAMOS DIVUGAR A NOSSA LUTA E NARRAR OS FATOS QUE ESTÁ ACONTECENDO PARA QUE AS AUTORIDADES COMPETENTES ENXERGAM COM MAIS CLAREZA, A MUITO TEMPO ELES VAZEM DE CONTAS QUE NADA ACONTECE.
    ASSIM QUE TOMEI CONHECIMENTO DOS FATOS, IMEDIATAMENTE FUI PROCURAR AS AUTORIDADES DA FUNAI, Ñ ENCONTRANDO O COORDENADOR REGIONAL NA SUA RESSIDENCIA DEVIDO O FERIADO CONTACTEI COM O SERVIDOR JOSÉ FLORES, E IMEDIATO ELE FOI PROVIDENCIANDO AS MEDIDAS CABIVÉS, ENCONTRANDO COM O COORDENADOR ROMULO SIRQUEIRA DE SÁ E DECERAM PARA A ALDEIA LEVANTAR OS FATOS..
    jÁ POR VOLTA DAS 20:30 FUI INFORMADO QUE UM CARRO DA “FUNASA” QUE ESTAVA SOCORRENDO UM INDIGENA INFERMO, FORAM ATACADOS POR MOTOQUEROS ENCAPUSADOS O CONDULTOR DO VEICULO ESTAVA EM ESTADO DE CHOQUE POR NUNCA TER PRESENCIADO UMA SENA TÃO VIOLÊNTA, EU SABENDO DESSES INFORMES IMEDIATAMENTE EU CONTACTEI POR TELEFONE COM O COODERNADOR REGIONAL, POIS O MESMO JÁ SE ENCONTRAVA NA SEDE DA POLICIA FEDERAL EM ILHÉUS POR VOLTA DAS 21:00 HORAS. E EUSTOU AGURDANDO UMA POSIÇÃO DO MESMO O QUE VAI FAZER DEPOIS QUE SAIR DA “DPF”… GOSTARIA QUE OS COMPANHEIROS QUE ESTIVEREM ONLINE, QUE REPASSE ESTES INFORMES, QUE O CLIMA ESTÁ TENSO NA REGIÃO DE ÁGUA VERMELHA, A PARA A REGIÃO DE SENTIDO PAU BRASIL A MILAGROSA. VOU FICAR “Q A P” QUALSQUER COISA DEIXA RECADO QUE EU REPASSO PARA AS AUTORIDADES…
    UM ABRAÇO A TODOS INDIOS E Ñ INDIOS.

  2. Sento muita raiva por causa da violência injusta, e pela impunidade de sempre…
    Fico totalmente solidário de vocês, e lhes mando muita energia desde França
    Um grande abraço e muita força para Maya, Yonana, Bainan e todos os demais
    Olivier

  3. […] 10 de octubre: Al amanecer, hombres armados expulsan a los indios de la tierra recobrada: “A las 4:00 de la mañana del domingo, hombres armados irrumpieron en la zona recobrada. Dispararon por todos lados. No sólo querían eliminar a los indios de la tierra, sino también matar a los indígenas. El conflicto comenzó en la finca Santa María. Lo único que noté fue la desesperación y el desaliento de muchas mujeres y familias, obligadas a abandonar el lugar y dejar a sus esposos en un área muy violenta. Los jóvenes veìan la terrible guerra que estaba ocurriendo y no podían hacer nada. Lo único que quedó para nosotros era la esperanza de un día vivir en paz. Pero el dolor fue mayor. ” Por Yonamine, Pataxó Hãhãhãe Comparte Imprimir Sin Comentarios […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here