Ontem por volta das 6:30 da manhã homens fortemente armados atacaram a fazenda Santa Maria, aonde os índios resistiam em retomada. Chegaram de surpresa pela a frente da fazenda, se aproximando da sede e fazendo vários disparos contra os indígenas. Foi um desespero total, pois mulheres e crianças corriam desesperadamente e pedindo a Deus que nenhuma bala nos atingia. Foram efetuados vários disparos, os pistoleiros estavam todos de roupa pretas alguns pareciam está de coletes aprova de bala, relatam alguns índios que viro o rosto dos pistoleiros coberto de toca parecendo ninja.

As mulheres crianças corriam chorando e lamentando os parentes que ficaram para atrás, o maio medo era se alguns  dos índios tivessem  sido atingido pelos os jagunços. No momento do ocorrido os pistoleiros foram cercando a fazenda. Calcula-se que foram em torno de 15 carros, de onde foram divididos para as 5 fazenda, escutamos o comentaria que nas fazenda circulo vizinha estão cheio de homens armados destinados a atacar os indígenas.

Queremos a ainda descrever, que os pistoleiros tentara tirá os índios de outras fazendas, ou seja, das 5 fazendas retomada de grande latifundiários, fomos obrigado a desocupar duas e atualmente os indígenas estão em três. Nessa áreas a quantidade de indígenas eram maiores e ouve uma forte resistência. Essas 3 áreas estão com bastantes indígenas entre mulheres, crianças, idosos e homens. Hoje o povo Pataxó Hãhãhãe estão se ajuntando para proteger os outro. Os fazendeiros das fazendas é Josino e Tomais, que segundo as conversa que ouvimos nas cidades é que os mesmo estão procurando homens que queira trabalhar como pistoleiros para recuperá a sua fazenda que foi construída em nossa terra.

Queremos ainda declará que em visita o restante de mata atlântica, dentro dessas fazendas retomadas, os índios viram a crueldade que esses latifundiários estão fazendo nessas matas, muitas árvores estão sendo derrubada para comercialização de madeiras. Vários animais silvestres tem sido mortos na caça predatória. Foram encontrados várias armadilhas que captura esses animais, muitos rabo de animais tipo macaco, tatu, tamanduá… Isso nos deixou muito indignados. Essas fotos e o local dos desapontamentos as lideranças sabem e já acionaram o IBAMA, que anteriormente já tinha apreendido um caminhão de madeira e aprendido vários toras de madeiras de lei extraido de nossa mata.

Tudo isso pelo ambição e avanço compassivo de fazendeiros que não está nem aí para o futuro da humanidade, pois destrói as matas sem compaixão, para fazer grande pastaria para criação de seus rebanhos de gados. Lembramos que muitos córregos foram secos nessa região lembra os índios mais idosos.

Pedimos as autoridades, parceiros, simpatizastes e defensores dos oprimidos que nos ajude nessa luta, divulgando, pedindo da autoridades que faça logo o julgamento de nossas Terras, estamos cansados de ver o nosso povo morrer por emboscada e nenhuma justiça é feita. Parecendo que índios também é caça predatória. É horrível ver crianças crescendo sem conhecer os seu pais, por que muitos que defende o seu povo é tirado a própria vidas. O nosso futuro colocamos nas mãos de Deus, ele é que tem nos protegidos e desviados as balas que os pistoleiros tem lançados contra nós  Pataxó Hãhãhãe. Queremos saber até quando nós vamos viver sofrendo e padecendo nessa terra que é nossa e que se encontra na mão dos fazendeiros para criação de gado. Fazendas que dava para ficar 50 familias indígenas, vivem apenas um fazendeiros, ou seja, a terra que deveriam servir para a sobrevivência de seres humanos servem apenas para engordar gado.

Ajude-nos nessa luta povo nação!

COMUNIDADE PATAXÓ HÃHÃHÃE.