Ontem por volta das 6:30 da manhã homens fortemente armados atacaram a fazenda Santa Maria, aonde os índios resistiam em retomada. Chegaram de surpresa pela a frente da fazenda, se aproximando da sede e fazendo vários disparos contra os indígenas. Foi um desespero total, pois mulheres e crianças corriam desesperadamente e pedindo a Deus que nenhuma bala nos atingia. Foram efetuados vários disparos, os pistoleiros estavam todos de roupa pretas alguns pareciam está de coletes aprova de bala, relatam alguns índios que viro o rosto dos pistoleiros coberto de toca parecendo ninja.

As mulheres crianças corriam chorando e lamentando os parentes que ficaram para atrás, o maio medo era se alguns  dos índios tivessem  sido atingido pelos os jagunços. No momento do ocorrido os pistoleiros foram cercando a fazenda. Calcula-se que foram em torno de 15 carros, de onde foram divididos para as 5 fazenda, escutamos o comentaria que nas fazenda circulo vizinha estão cheio de homens armados destinados a atacar os indígenas.

Queremos a ainda descrever, que os pistoleiros tentara tirá os índios de outras fazendas, ou seja, das 5 fazendas retomada de grande latifundiários, fomos obrigado a desocupar duas e atualmente os indígenas estão em três. Nessa áreas a quantidade de indígenas eram maiores e ouve uma forte resistência. Essas 3 áreas estão com bastantes indígenas entre mulheres, crianças, idosos e homens. Hoje o povo Pataxó Hãhãhãe estão se ajuntando para proteger os outro. Os fazendeiros das fazendas é Josino e Tomais, que segundo as conversa que ouvimos nas cidades é que os mesmo estão procurando homens que queira trabalhar como pistoleiros para recuperá a sua fazenda que foi construída em nossa terra.

Queremos ainda declará que em visita o restante de mata atlântica, dentro dessas fazendas retomadas, os índios viram a crueldade que esses latifundiários estão fazendo nessas matas, muitas árvores estão sendo derrubada para comercialização de madeiras. Vários animais silvestres tem sido mortos na caça predatória. Foram encontrados várias armadilhas que captura esses animais, muitos rabo de animais tipo macaco, tatu, tamanduá… Isso nos deixou muito indignados. Essas fotos e o local dos desapontamentos as lideranças sabem e já acionaram o IBAMA, que anteriormente já tinha apreendido um caminhão de madeira e aprendido vários toras de madeiras de lei extraido de nossa mata.

Tudo isso pelo ambição e avanço compassivo de fazendeiros que não está nem aí para o futuro da humanidade, pois destrói as matas sem compaixão, para fazer grande pastaria para criação de seus rebanhos de gados. Lembramos que muitos córregos foram secos nessa região lembra os índios mais idosos.

Pedimos as autoridades, parceiros, simpatizastes e defensores dos oprimidos que nos ajude nessa luta, divulgando, pedindo da autoridades que faça logo o julgamento de nossas Terras, estamos cansados de ver o nosso povo morrer por emboscada e nenhuma justiça é feita. Parecendo que índios também é caça predatória. É horrível ver crianças crescendo sem conhecer os seu pais, por que muitos que defende o seu povo é tirado a própria vidas. O nosso futuro colocamos nas mãos de Deus, ele é que tem nos protegidos e desviados as balas que os pistoleiros tem lançados contra nós  Pataxó Hãhãhãe. Queremos saber até quando nós vamos viver sofrendo e padecendo nessa terra que é nossa e que se encontra na mão dos fazendeiros para criação de gado. Fazendas que dava para ficar 50 familias indígenas, vivem apenas um fazendeiros, ou seja, a terra que deveriam servir para a sobrevivência de seres humanos servem apenas para engordar gado.

Ajude-nos nessa luta povo nação!

COMUNIDADE PATAXÓ HÃHÃHÃE.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
A muito tempo lutando em prol do Povo indígena do qual faço parte, até ameaças de morte já recebi. Mas não me calo! pois os espíritos de meus antepassados está comigo. E a proteção de Tupã.

4 COMENTÁRIOS

  1. Somos indígenas e temos os nossos direito, precisamos do nosso espaço que está sendo ocupado por grileiros que destrói a natureza prejudicando o futuro e os seres dela dependentes. Somos resistentes e não vamos desistir, estamos com TUPÃ.

    Pataxó Hãhãhãe

  2. Fabio:

    A situação é triste… Muitos anos de injustiças e sofrimento!

    Um pouco que resiste 510 anos…. Hoje o Cabral é latifundiario e na tua regiao mexe com gado… COm certeza tem amigos politicos… É uma mafia só… rouba madeira, animais silvestre, faz trabalho escravo, contamia e AINDA CONTRATA PISTOLEROS para matar INDIOS…

    Aqui estamos divulgando bastante as noticias que nos trazes , mandando para França e para rede Sociais como dos Pontos de Cultura… Para algumas pessoas de confiança tenho me arriscado a passar seu telefone e o de Yonana…. Espero que algumas pessoas possam estar divulgando e ajudando…. Ainda que for com o minimo BOTAR um CREDITO NOS CELULARES de voces que estao na frente da Batalha!

    Saiba que as informações que voces passa nos ajudam a BATALHAR AQUI NO SISTEMA a conscientização da POPULACAO… Muita gente acha que nem sequer existe indios…. O que vivem na BOA..E nao sabem de vossa realidade e de tantos outros que GUERRA DIARIA!!

    Resista !!! Que a PAZ chega com a Natureza!!

    Abraços -Sebas

  3. eu acredito que vai ter justiça com ajuda do pai tupã sempre vai esta em nosso caminho,por que pataxó hã hã hãe sempre teve força é existência nessa luta da terra vamos ter esta conquista e união, que esta batalha seja todo em paz.
    que veia logo esta julgamento dessa terra que á tanto templo que pataxó hã hã hãe
    espera pelo este julgamento da terra .

  4. good day! My name is Yuliana. I live in Ukraine. The friendship between the peace-loving peoples is getting stronger and stronger. Does you became friends with me?:-)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here