Pataxó hãhãhãe Cavando cova

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foi enterrado ontem atarde o índios Pataxó Hãhãhãe, José Muniz de 40 anos, ele era uma das lideranças da comunidade. O mesmo reconhecemos que morreu através da luta. Na quarta feira dessa semana, ele adoeceu na área retomada, na região da Alegria, município de Itaju do Colonia. Os familiares enviaram um carro para busca-lo para levar para o médico, mas esse carro foi impedido de chegar aos local aonde ele se encontra, pois vários pistoleiros atalharam o carro e mandaro o motorista ir embora. O nosso parente no periodo da noite piorou a situação, aonde veio falecer, de parada cardioca.

A comunidade indígena ficou chocada, devido a falta de humanismo desse pistoleiros de fazendeiros, José deixou uma esposa com 4 crianças para criar. O que nos entristecem é que se o carro fosse pega-lo teria evitado a sua morte. E ainda mesmo depois de morto o seus parente foi proibido de pegar o corpo,pois foram ameaçados caso passassem na barreira eles atiravam. o corpo só foi resgatado na tarde de quinta feira com reforço da polícia federal.

A situação em nossa região está tensa, pois os índios Pataxó Hãhãhãe, enfrentam vário tipos de violação, como calunia e difamação. Os fazendeiro, com apoio da mídia da região, estão causando panico na população dos município, dizendo que os índios vão invadir a cidade de Itajú do Colonia e saquear, absurdo. Além dessa má forma de agir dos fazendeiros, enfrentamos a distorção das noticias que alguns meio de comunicação faz a nosso respeito. Reforçamos dizendo que á um grande iteresse da imprensa da região pregar uma falsa imagem de nós indigenas, a maioria dela é ligado aos intereces dos latifundiários.

Aqui em nossa terra nunca foram assassinados fazendeiros por mão de índios, pelo o contrario muitos de nossos indígenas é que foram assassinados por eles, e até hoje nenhum pistoleiro foi preso, nenhum fazendeiros pagou pelo o  crime das 23 lideranças assassinadas.

Ficamos sabendo que as fazenda que não foram retomadas estão cheio de homens fortimente equipados de armas, As conversa que rolam no munícioios é que cada pistoleiro recebem R$ 100,00 a diária, tem fazendas com 60 homens. Sendo que os fazendeiros tem procurados nos municipios visinho pessoas que queiram ganhar um dinheiro para protejer a suposta propriedade. Lembrando que esse elementos são de alta pericolosidade.

Nos resta apenas a esperanças que o STF(Supremo Tribunal Federal) julgue loga ação ACO-312, que é os títulos falsos que ACM e Roberto Santos antigos governadores da BAhia, que deram na década de 70 a esse suposto donos, que estão sustentando esse roubo de nossas terras até hoje. Os fazendeiro nada mais é que  ricos coronéis, alimentando de terras que não te pertence. Excerto dos outros fazendeiro que resolveram negociar com o governo e recebeu a sua benfeitorias, e hoje estão fora de problemas.e deixando a nossa terra na mão de seus legítimos donos os Pataxó Hãhãhãe.