Pataxó hãhãhãe Cavando cova

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foi enterrado ontem atarde o índios Pataxó Hãhãhãe, José Muniz de 40 anos, ele era uma das lideranças da comunidade. O mesmo reconhecemos que morreu através da luta. Na quarta feira dessa semana, ele adoeceu na área retomada, na região da Alegria, município de Itaju do Colonia. Os familiares enviaram um carro para busca-lo para levar para o médico, mas esse carro foi impedido de chegar aos local aonde ele se encontra, pois vários pistoleiros atalharam o carro e mandaro o motorista ir embora. O nosso parente no periodo da noite piorou a situação, aonde veio falecer, de parada cardioca.

A comunidade indígena ficou chocada, devido a falta de humanismo desse pistoleiros de fazendeiros, José deixou uma esposa com 4 crianças para criar. O que nos entristecem é que se o carro fosse pega-lo teria evitado a sua morte. E ainda mesmo depois de morto o seus parente foi proibido de pegar o corpo,pois foram ameaçados caso passassem na barreira eles atiravam. o corpo só foi resgatado na tarde de quinta feira com reforço da polícia federal.

A situação em nossa região está tensa, pois os índios Pataxó Hãhãhãe, enfrentam vário tipos de violação, como calunia e difamação. Os fazendeiro, com apoio da mídia da região, estão causando panico na população dos município, dizendo que os índios vão invadir a cidade de Itajú do Colonia e saquear, absurdo. Além dessa má forma de agir dos fazendeiros, enfrentamos a distorção das noticias que alguns meio de comunicação faz a nosso respeito. Reforçamos dizendo que á um grande iteresse da imprensa da região pregar uma falsa imagem de nós indigenas, a maioria dela é ligado aos intereces dos latifundiários.

Aqui em nossa terra nunca foram assassinados fazendeiros por mão de índios, pelo o contrario muitos de nossos indígenas é que foram assassinados por eles, e até hoje nenhum pistoleiro foi preso, nenhum fazendeiros pagou pelo o  crime das 23 lideranças assassinadas.

Ficamos sabendo que as fazenda que não foram retomadas estão cheio de homens fortimente equipados de armas, As conversa que rolam no munícioios é que cada pistoleiro recebem R$ 100,00 a diária, tem fazendas com 60 homens. Sendo que os fazendeiros tem procurados nos municipios visinho pessoas que queiram ganhar um dinheiro para protejer a suposta propriedade. Lembrando que esse elementos são de alta pericolosidade.

Nos resta apenas a esperanças que o STF(Supremo Tribunal Federal) julgue loga ação ACO-312, que é os títulos falsos que ACM e Roberto Santos antigos governadores da BAhia, que deram na década de 70 a esse suposto donos, que estão sustentando esse roubo de nossas terras até hoje. Os fazendeiro nada mais é que  ricos coronéis, alimentando de terras que não te pertence. Excerto dos outros fazendeiro que resolveram negociar com o governo e recebeu a sua benfeitorias, e hoje estão fora de problemas.e deixando a nossa terra na mão de seus legítimos donos os Pataxó Hãhãhãe.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
A muito tempo lutando em prol do Povo indígena do qual faço parte, até ameaças de morte já recebi. Mas não me calo! pois os espíritos de meus antepassados está comigo. E a proteção de Tupã.

13 COMENTÁRIOS

  1. zé Muniz vai deixa muita saudade para nossa luta,nossa comunidade ficou muito chocado é triste fato, !

    mais sempre vamos lembra desse forte guerreiro .

  2. Conheço o Zé Muniz. Hoje vive na lembrança de todos aqueles que o conhecemos vivo e lutando pela comunidade!

    Tamanha injustiça se arrastra há 30 anos no STJ que nao quer julgar uma ação e engabela, protela, engaveta, esconde, atrasa um processo que vem sendo PAGO COM AS MORTES DOS INDIGENAS e dando lucro as VACAS GORADAS e meia duzia de fazendeiros que ocupam as Terras Indigenas dos Hahahae… Vergonha de INJSUTIÇAS!!!

    Wagner!!! Vc se elegeu com o slogam: BAHIA TERRA DE TODOS NÓS!!!
    Mas o SUL DA BAHIA continua ACM!!!!

    A Terra dos amigos do finado ACM que vivem a usufruir os beneficios da antiga e eterna corrupção BAHIANA!!!!

    Wagner: Tome vergonha!!!! Colabore com a justiça….Permirta que os FEDERAIS julguem a ação e não permita que latifundiarios se enriquecem a custa da fome e sangue dos indigenas!!!!

    Zé: Vc esta plantado nos nossos corações, sua familia precisa de terra para viver, sua familia precisa de paz para crescer…. Gurerreiro: Continue a nos acompanhar para que o POVO HAHAHAE consegue a sua vitoria…QUE SE FAÇA JUSTIÇA!!!!

  3. que ele não seja mas um indio amorre na luta para os nosso governate continarem a prender o nosso prosseso na justiça pode parsa de geração para geração iremos sempre lutar pela as nossa terra

  4. Viva a luta de todo povo brasileiro!
    Viva Zé Muniz!

    Resistir! Retomar!

    Há 512 anos cobrem o Brasil de mortes, injustiça e destruição.
    Vamos descobrir o Brasil!

  5. conheci o grande guerreiro José Muniz, meu companheiro, amigo pessoal, ser do bem.Desejo a familia que também faço parte que Deus dê paz, conforte o coração, dê força para que tudo corra bem, em ordem.
    Conclamo aos companheiro das lutas na região que lute em favor do povo Pataxó Hãhãhãe, com o lítigio toda a marginalidade da região é contratado para faazer trabalho podre e sujo no pretexta de estarem fazendo a “segurança” das fazendas invadidas pelos fazendeiros.
    Força familia Muniz
    Auê

  6. ´´e triste ver um parente ser refem dos desmados dos faendeiros dessa região depois esses fazendeiros vai pra midia s fazer de vitima,isso ajustica ñ ver. só acusa os indios, ms deus e juto é a justiça de deus ñ falha, q nosso pai tupã proteja a todos da luta…..

  7. cada capanga ganha 100 reais por dia??? porém vão se cagam se virem os pataxós de armas nas mãos!!!! morte para estes bandidos!!!!! chamem os tupinambás para ajuda-los.. Babau, vamos lá caboclo!!!!

  8. o q acontece hoje é a realidade da historia do Br q ninguem ve na TV, o povo adormece.
    a mais de 1500 anos.
    Infelizmente.

  9. como que o fasendeiro não deicha socorre uma pessoa que esta passando mal e se fosse mesma coisa que acontesese com eles os fasendeiro ia quere risca fogo nos indios e ze não mechia com ninguem era uma pessoa de bem

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here