Categoria | Geral

Pintura Tupinambá

Para nós Tupinambá a pintura é de muita importância, pois é uma formo de nos afirmamos como uma comunidade indígena, por conta que é uma pintura unica de nosso povo, fortalecendo assim nossa identidade étnica.

Nossa pintura tanto a corporal como as diversas outras pinturas, que pertence ao nosso povo é repassada de pai para filho, e tem diversos significados que vai desde a pintura para guerrear até a pintura de festa. As tintas para pintura corporal é feita de jenipapo ainda verde, onde ralamos e esprememos para extrair o caldo do fruto, desse caldo misturamos com carvão para que ele fique mais escuro.

A tinta do jenipapo demora em media 15 dias para sair do corpo, mesmo agente lavando e escovando bem a pele, a permanecia da tinta em nossa pele é a mesma.

E quando é tempo de festa em nosso povo assim como a Caminhada em Memoria dos Mártires, que este ano vai acontecer no dia 26 de outubro, é de costume da maioria dos índios se pintarem, assim quando estivermos na caminhada nos mostramos com uma cultura forte e resistente. Que mesmo depois de varias repressões, massacres e discriminações, o nosso povo se fortalece cada vez mais e mais, e a quem dizia que o povo Tupinambá era um povo extinto, estamos aqui para mostrar que não, e que somos um povo forte e resistente, com uma cultura forte e com pinturas lindas e expressivas.

Esta matéria foi publicada originalmente na Rede Índios on Line - www.indiosonline.net

Este post foi escrito por

- escreveu 1 materias em Índios Online.


Entre em contato com o autor

5 Respostas para “Pintura Tupinambá”

  1. PATRÍCIA PANKARARU disse:

    PARABÉNS AOS PARENTES TUPINAMBÁ, ESTOU GOSTANDO DE VER E SABER UM POUCO DA CULTURA DE VCS!UM ABRAÇO A TODOS!

  2. Mauro Alessandro Zalcbergas-Salvador-BA-Estudante de Direito disse:

    Cada pintura têm um significado, cada pintura mostra a intenção, cada oração mostra sua expressão de uma cultura que luta para não desaparecer. A pintura de cada momemto, de cada ritual,de cada significado,deve permanescer com a força dos seus ancestrais,cada mantra, cada reza em forma de figuras sagradas,que seja louvado e abençoado pelo universo.
    Praticar a cultura indígena de raiz,com respeito aos mais velhos e cuidar para que a cultura exterior não tome conta da cultura indígena,pois ela chega de mancinho,sorrateira como uma serpente,modificando pequenos atos do dia a dia.
    Povo guerreiro,povo lindo de cultura exuberante,que o mundo saiba que aqui no Brasil nada foi descoberto,aqui já haviam povos,já havia uma cultura magnifica,aqui já abitavam os índios e os Europeus apenas colonizaram a força um povo que já existia,aqui nada foi descoberto,mas sim colonizado.
    O Indío é a expressão divina mais pura do ser humano.

  3. ARATIMBÓ disse:

    É ISSO AI MEUS PARENTES TEMOS QUE PRESERVAR A NOSSA CULTURA E TRADIÇÃO, A PINTURA INDIGÉNA É O SIMBOLO DA SABEDORIA SÓ NÓS SABEMOS CADA TRAÇO, CADA PINGO E CADA RABISCO É SIGNIFICANTE PARA NÓS INDIOS… QUERO PARABENIZAR A FATUPINAMBÁ PELA MATÉRIA…POXA MEU PARENTE MARCELO QUE MISSÃO TE DERAM ATÉ TERMINAR DE PINTAR ESSE ROSTO VAI O DIA TODO..KKKKKKKKKKK ESSE É EVERALDO PATAXÓ O ESPOSO DA CACIQUE VALDELICE, SENDO PINTADO POR MARCELO TUPINAMBÁ É UM COMPANHEIRO QUE CONHEÇO A MUITOS ANOS, FOMOS AMIGOS NA INFANCIA E VEM DE UMA HISTÓRIA DIGNA E TRADICIONAL, HOJE CASADO COM UMA GRANDE LIDARANÇA TUPINAMBÁ, “CACIQUE VALDELICE” A QUAL EU TENHO UM CARINHO E RESPEITO MUITO GRANDE, PELA A SUA LUTA QUE É COM MUITA DEDICAÇÃO E SOFRIMENTO…UM ABRAÇO PARA OS MEUS IRMÃOS TUPINAMBÁ…

    FICO POR AQUI E DEIXO O MEU FORTE ABRAÇO AOS MEUS PARENTES INDIOSE Ñ INDIOS.
    jovanildotitia@hotmail.com

  4. graça grauna disse:

    Estimados parentes: que o Grande Espirito preserve esse sinal que também é o desenho de afirmação da nossa identidade indígena. Paz em Ñanderu, Graça Graúna

  5. Bruna disse:

    Olá sou Bruna de Belém do Pará! Participo do movimento escoteiro, vamos acampar e o nosso tema será MUITAS ORIGENS, UM SÓ IDEAL! Gostaria de Saber mais coisas sobre a Tribo Tupinambá, vamos ter de mostrar danças, rituais religiosos, as vestes, pintura corporal, louças e etç..

    Queremos saber mais um pouco dessa Tribo pois vamos representá-la, uma vez que os Tupinambás já moraram aqui em Belém do Pará, grata pela atenção.
    Bruna Cardoso.

Trackbacks/Pingbacks


Deixe uma Resposta

CAMPANHA

território indígena tupinambá de olivença - demarcação já! http://www.indiosonline.net/chat/

Canal Celulares Indígenas Youtube

A Rede Índios on Line não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, informações, depoimentos, mensagens, imagens, vídeos, áudio ou qualquer outro tipo de conteúdo que sejam postados pelos usuários ou visitantes, sendo a responsabilidade civil e criminal atribuída única e exclusivamente ao autor do conteúdo postado.
Toda e qualquer tipo de opinião expressada nos conteúdos publicados pelos usuários e/ou visitantes, é de caráter independente do autor e não reflete necessariamente o ponto de vista e a posição da Rede Índios on Line e/ou de seus parceiros.
Licença Creative Commons
Este portal está licenciado com uma Licença Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas)-ND 2.5.

THYDÊWÁ