Cerca de 20 homens, entre policiais federais de Salvador e Ilhéus, vão restituir à comunidade indígena a posse das terras que compreendem as Fazendas Serra Verde e Serrana nesta quarta-feira onde o grande latifundiário do Estado da Bahia Jaime do AMOR (14).

Segundo o delegado da PF em Ilhéus, Cristiano Barbosa Sampaio, o prazo de 32 dias se deve à solicitação do STF ter sido recebida somente na última sexta-feira (9). “Devido aos trâmites, a precatória foi recebida pela Justiça de Pau Brasil e depois nos foi encaminhada na última semana”, explicou.

O até então proprietário das fazendas já foi notificado diretamente pelo STF. “Elejá está deixando o local sem oferecer qualquer resistência”, afirmou Sampaio. A assessoria da Funai em Brasília afirmou que também recebeu o comunicado oficial do STF e que o órgão está fazendo acompanhamento jurídico na área, mas que não estará envolvida na reintegração.

Com a ação, os índios Pataxó Hã-hãe-hãe têm a permanência garantida nos 54,1 mil hectares em disputa, que abrange os municípios de Itaju, Pau Brasil e Camacan, até o julgamento final da ação no STF. As terras são alvo de disputa judicial entre os índios e fazendeiros há 26 anos, quando o Estado da Bahia no então governo de Roberto Santos emitiu titulos falsos aos fazendeiros por interesses politicos, assim criando uma violação dos Direitos Humanos e gerando um Esbulho na região, contudo muitos indios foram assassinados por pistoleiros a mando dos fazendeiros afim de obtenção do território.

Por: Akanawan Baênã Hã hã hãe

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Akanawan , este foi apenas o primeiro passo , aguarde até o final do julgamento e verá grandes mudanças na história de vida dos Pataxós Hã Hã hae , chega de violência , preconceito e desrespeito aos direitos indígenas . Muita Fé e persistência , além de organização é claro , mas tudo isso tenho certeza que vcs já tem muito bem trabalhados. Só me resta torcer por vcs sempre e creditar que a vitória virá muito mais breve doque se imagina , aí então viraremos mais uma página desta história de tanto sofrimento !!! Um abraço e acredite na justiça divina , e dos homens !!!!

  2. Maravilhoso esta noticia, parabéns pra voces e para a justiça. voces merecem. Agora é cuidar da terra e manté-la sempre viva com alimentos para a comunidade. Felicidade!

  3. ESSA VITÓRIA DOS NOSSOS ORIGINÁRIOS ÉTNICOS É PARA MIM MOTIVO DE GRANDE ALEGRIA, ESPERO QUE DORAVANTE ESSE POVO TÃO MASSACRADO DESDE O DESCOBRIMENTO E TRATADO COMO INCAPAZ, MOSTRE SUA FORÇA E CAPACIDADE DE GERIR SEUS PRÓPRIOS DESTINOS.
    PARABÉNS!!!!!QUE TUPÃ ILUMINE SUAS AÇÕES.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here