A estudante de mestrado em Jornalismo, na Universidade Federal de Santa Catarina, Joana Tavares, está em nossa aldeia desde 04 de janeiro, realizando uma pesquisa sobre o portal Índios On-line. Nos seis dias que ficou em nossa aldeia, ela tem realizado entrevistas e questionários com os integrantes da rede Indios On-line e outros membros da comunidade, além de conhecer mais de perto nossa cultura e as dificuldades que nosso povo enfrenta em sua luta. Além do seu trabalho de mestrado, que será uma dissertação escrita, a estudante pretende realizar um documentário sobre o povo Pataxó Hã Hã Hãe,  a partir dos depoimentos que vem coletando.Outros além de mim foram entrevistados para falar da experiência da rede a pessoas de Hemerson Pataxó e Yonana . Fizemos também um Toré, na sexta-feira, no qual Joana participou e falou de seu trabalho. A estudante disse que se sentiu muito acolhida por nosso povo e pretende voltar para dá uma oficina de jornalismo para a comunidade, e colaborar com o trabalho do Índios On-line.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
A muito tempo lutando em prol do Povo indígena do qual faço parte, até ameaças de morte já recebi. Mas não me calo! pois os espíritos de meus antepassados está comigo. E a proteção de Tupã.

9 COMENTÁRIOS

  1. Seja muito bem vinda Joana Tavares, pena que não tive o prezer em conhecê-la pessoalmmente, mas só de você estar com o meu povo já é muito significante para todos nós. Espero que volte sempre e contamos com vc para outras eventualidades nas nossas humildes aldeias. Sou Jovanildo Titiá, faço parte do grupo Pataxó Hã-hã-hãe, sou da etnia Baenã, somos um povo sofrido, massacrado por uma longa luta, a qual as autoridades que se dizem competentes fazem vista grossa para solucionar o nosso pequeno problema, fazendo-o um bicho de sete cabeças, infelizmente, é a realidade do nosso povo.
    Fico muito grato em ter nos escolhido, a fim de aplicar a sua pesquisa de mestrado. Aproveito para parabenizá-la pelos seus esfoços, pois tenho uma pequena idéia do trabalho que dá em desenvolver a dissertação, a qual irá defender. Sucesso em sua defesa, que Deus lhe proteja!

    Um grande abraço

  2. Olá Aratimbó e pessoal do Índios On-line,

    Agradeço muito pela colaboração de vocês com minha pesquisa de mestrado e por ter sido recebida de uma forma tão atenciosa e acolhedora pela família Baenã. Realmente pude conhecer de perto um pouco da cultura de vocês e, infelizmente, ver as dificuldades em questões básicas como saúde, educação, e a luta pela terra, que vocês enfrentam com um espírito guerreiro na busca da garantia de seus direitos. Questões como um posto de saúde sem água, sem produtos de limpeza, sem médico; estradas ruins; falta de transporte e saneamento, são revoltantes de ver, consequência do abandono pelos orgãos públicos que deveriam fornecer a assistência. Para pessoas que vivem a realidade da cidade, é realmente muito diferente conhecer a luta da causa indígena de perto. É uma outra realidade, e vejo que só os povos indígenas conhecem e sabem verdadeiramente o que é viver dentro dela. Nós ‘brancos’ estamos acostumados a aprender sobre os indios nos livros e na televisão e acabamos por achar que isso é o suficiente. Na verdade, dessa forma vivemos na ignorância, sem conhecer realmente a realidade dos povos indígenas, que são os povos originários desta terra e que lutam para manter sua tradição viva, na contra corrente do descaso do poder público e de interesses econômicos que atropelam direitos básicos do ser humano e o patrimonio cultural vivo que os povos indígenas representam.

    Parabéns pelo portal Indios On-line que ajuda a mostrar um pouco mais a realidade de vocês!

  3. O site Indios Onli, é uma rede que criu uma família da qual sempre está disposta a lutar pelos seus sonhos, e realiza-los. Meus agradecimentos à Tupã, à REDE, aos Indígenas Digitais, a vc Joana pela sua pesquisa e interece, e a TODOS que apoiam a causa.

  4. Nossa que legal, pena que eu vim logo embora para Itororó, não fiz parte dessa foto na casa de minha vó Maura.
    Mais fico alegre de ver pessoas diferentes no meio do nosso povo, seja bem vinda Joana volte sempre, eu sou filha de Jovanildo (ARATMBÓ) neta de Maura Titiá tenho orgulho de ser uma Baenã. Abraços a todos.

  5. A REDE INDIOSONLINE é uma ferramenta de comunicação e Mídia Livre que serve como um canal de dialogo entre indigenas do Brasil e não – indigenas, portanto fico orgulhoso da visita da estudante da UFSC Joana, com certeza sua pesquisa vai nos auxiliar na busca de um espaço na midia brasileira, pois é uma vergolha o que acontece com os povos indigenas do Brasil, ao tempo topo somos depredados pelas emissoras de televisão ( GLOBO e BAND) salvo a RECORD que faz de fato um jornalismo verdade. Enquanto aos elogios fico feliz, pois foi a familia Baênã, juntamente com os Muniz e a familia do senhor “Jó” na pessoa de Yaranawy (SI) que trouxemos pela primeira vez para os Pataxó Hã Hã Hãe através de nosso companheiro Sebastian Gerlic da THYDEWA um meio de comunicação tão relevante para nossa luta que foi a REDE INDIOSONLINE.
    Obrigado Joana pelo reconhecimento de nossa recepção a você, essa é uma cultura de berço que recebemos de nossos mais velhos, tratar bem nossos visitantes e as pessoas que são nossos companheiros na jornada de nossa luta e resistencia.

    Reginaldo Ramos
    Cacique Pataxó Hã Hã Hãe da Aldeia Bahetá

  6. Carta informativa 02-02-2012

    Nós povo pataxó hã hã hãe ,lutamos pela melhoria de nossa escolas ja há mais de 30 anos lutas estas articuladas em fórum de educação, seminário reuniões com sec. e poder executivo. Muito do que reivindicamos tem sido contemplado mais ainda sofremos muito com o que vem acontecendo ,pois iniciaríamos nossas aulas dia 06-02-2012 e até o momento não temos informação da nova empresa de transporte escolar que vai assumir. Que segundo a sec a empresa que assumi o transporte atualmente será substituída por outra vinda de salvador, outro ponto a ressaltar são os professores que em sua grande maioria se encontra no regime de PST

  7. Carta informativa 02-02-2012

    Nós povo pataxó hã hã hãe ,lutamos pela melhoria de nossa escolas ja há mais de 30 anos lutas estas articuladas em fórum de educação, seminário reuniões com sec. e poder executivo. Muito do que reivindicamos tem sido contemplado mais ainda sofremos muito com o que vem acontecendo ,pois iniciaríamos nossas aulas dia 06-02-2012 e até o momento não temos informação da nova empresa de transporte escolar que vai assumir. Que segundo a sec a empresa que assumi o transporte atualmente será substituída por outra vinda de salvador, outro ponto a ressaltar são os professores que em sua grande maioria se encontra no regime de PST um sistema de trabalhos que requer nossa carga horaria de trabalho, nos exclui de nossos direitos trabalhista .

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here