Venho aqui nessa matéria, falar um pouco da União do Nosso Povo, o “O Povo Indígena”. Um povo batalhador, sofredor, amigo, acolhedor e acima de tudo um povo com coragem de lutar pelos seus amigos, seja de perto ou de longe, independente da organização ou de qualquer outro empecilho que possa surgir ao longo das batalhas, uma prova disso o portal Índios On line, antes era um sonho, agora uma realidade, realidade que une povos.

O que me trouxe a escrever essa matéria foi o fato da União dos Povos Indígenas de Roraima na XVII assembléia da OPIRR, da qual eu fui um dos relatores. À assembléia começava as oito horas da manhã e ia até as dezoito, com intervalo para lanche a almoço. Pela parte da manhã tudo bem, estava frio, pra variar que nosso estado é muito quente. Quando chegava a tarde o sol Batia em cima das pessoas e mesmo assim permanecíamos ali, sentados, dando nossas opiniões, defendendo o que é nosso de direito e conquistando mais espaço na educação na saúde, e em outros meios. Nesta assembléia contamos com a participação de mais de 1000 pessoas entre professores, alunos, tuxauas, agentes de saúde e outras lideranças. E Tinhamos parentes Makuxis, Ingaricó, Ye’Kuana, Yanomami, Wapixana, Sapará, Taurepang, e outros somando forças. Assim na luta pela Terra, hoje essa mesma união se manifesta entre nós, agora por outras demandas, essas que não param de surgir. Visto que o nosso Estado é o mais Indígena e politicamente o Mais Anti-Indígena.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
Indígena Makuxi - Raposa Serra do Sol; Acadêmico de História; Militante de Movimentos e Organizações Indígenas: OPIRR< CIR< ODIC< APIRR "Pode até Calar um Índio, Mais a Nação se levanta para Gritar" Alex Makuxi

2 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns Alex Makuxi, gostei de ver, a luta pelo bem comum, a união dos povos! vcs estão sendo exemplo de persistência para todos e de luta, vcs ja passaram por tantas dificuldades, assim como todos nós povos indígenas do Brasil e até da America em geral!Mas a vida é assim mesmo, tudo tem seu tempo e hora! nada é por acaso!

    Um grande abraço a todos !

  2. Parabéns Alex!!!!
    Temos que somar forças, nos unir em prol de uma luta que é de todos nós!!!!
    Não importa a que povo pertençamos somos todos parentes, irmãos!
    Os povos indígenas de Roraima nos servem de exemplo por sua resistência e organização…Vamos continuar na caminhada em busca do melhor para nossos povos!!!
    Tudo de bom para vocês!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here