O indio Leonel doente precisando de assistencia urgente!

LEONEL PATAXÓ HÃHÃHÃE
LEONEL PATAXÓ HÃHÃHÃE

Na sexta feira passada, estive na Referencia de saúde FUNASA, em Pau Brasil- Ba, responsável pelo os procedimentos de agendamento e encaminhamento dos índios para exames, ou até mesmo em casos de
emergência. Presenciei um sena que mim deixou bastante emocional. Quando vir um índio idoso se humilhar pedindo com urgência para fazer um exame.

A técnica de enfermagem, respondeu dizendo que o exame dele estaria agendado para o dia 24 de abril, do corrente ano. Ele o sr. Leonel respondeu dizendo, “Pelo amor de Deus, eu preciso fazer mais rápido possível esse exame”. Realmente a expressão de emergência está marcado em seu rosto, que se encontra com uma ferida enorme, que a cada dia vem aumentando de tamanho, a todo o momento ele enxugava a ferida com um lenço de pano. Do qual me fez mais triste ainda. Ele disse, “já estou a seis meses com esse problema, que a cada dia que passa se agrava, não sei que doença é, mais pode ser muito perigosa, tenho um exame de biopsia, para fazer e fica um jogo de empurra e ninguém me ajuda. Daqui para o dia 24 de abril vai demora muito, eu preciso que consiga uma carro para resolver a minha situação lá no polo de Ilhéus ou na FUNASA de Itabuna”. Percebi que há uma necessidade no sistema de saúde, porque esses casos considerado graves deveriam da prioridades, só assim poderiam evitar piores consequências.

Observando a funcionaria da saúde, trabalhando, vir ele mexendo em uma pastas a procura de exames de indígenas, e perguntei, que tanto de papeis eram aquele, nos 5 classificadores grandes. Ela me disse que é solicitação de exames arquivados, achei um absurdo, pois percebi que tem muitos índios em nossa comunidade aguarda dando o chamado para fazer exames, e os papeis ainda não foram encaminhado para agendar. O pior é que exigem do índio até copia da xerox do documento, para ficar em vão. Aqueles índios que cobram e reivindicam faz o exames, mas os pobre coitado que não sabem cobrar, e ficam calados a sua solicitação vai para no arquivados.

Fico muito triste com a situação dos descasos da saúde de nosso povo. Espero que possa melhora, as dificuldades são muitas, mais coisas absurdas acontece, e passam por despercebidos, saúde labuta é com vidas, e vidas merecem respeito.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=jExjg0FaBek[/youtube]

Fábio Titiá