Cerca de 1 ano a prefeitura municipal de Petrolandia – PE, através das secretarias de Pesca e da Assuntos Indígenas, vem distribuindo alevinos de Carpa e Tilapia em açudes do território Pankararu e Entre Serras Pankararu, dentro das limitações do município.

E nesse sábado dia 12 de fevereiro de 2011, ouve a entrega de mais 2.000 alevinos, e soma um total já entregue de 10.000 alevinos, e nessa entrega teve a presença ilustre de Lorival Simões prefeito de Petrolandia e os secretários das Secretarias de Pesca, Assuntos Indígenas, Turismo e Infra-estruturar de Petrolandia e o Secretario e a Acessória de Impressa da APOINME. O objetivo dessa entrega segundo Lorival, não de apenas levar peixes aos açudes de Entre Serras e Pankararu, e de dar uma oportunidade a esses índios de levantar a sua auto-estima, promovendo uma melhoria na sustentabilidade familiar e fortalecendo a cultura da pesca do povo, pois Pankararu apesar de ser um povo ribeiro do Rio São Francisco, estava deixando a cultura da pesca cair no esquecimento.

E agora tem a possibilidade de criar seu próprio pescado, e praticar a cultura da pesca novamente, em seus próprios açudes. Mesmo agora sendo uma época de conflitos, com não indígenas do município de Tacaratu – PE, por conta do Território, essa iniciativa trouxe um pouco de felicidade ao coração desses índios. Sabemos que os peixes não vão trazer totalmente a paz para o povo, mas acreditamos que uma simples faísca no escuro se torna perceptível.

Sendo assim Marcelo Pankararu Vice Cacique do povo Entre Serras Pankararu, afirma que o Prefeito Lorival Simões é uma pessoa que faz a diferente, ou seja, gente da gente, espécime raro entre os políticos deste país, que na maioria se opõe a atual situação que se encontra os povos originários Brasileiros.

Fonte: www.aipes.wordpress.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
Eu sou militante social indígena e faço parte da gestão da rede indios on-line!!! e-mail:alex@indiosonline.org.br

4 COMENTÁRIOS

  1. Índios invadem sede da Funai em Curitiba
    Eles cobram cumprimento de acordo que previa coordenadoria regional
    14/02/11 às 15:13 | Redação Bem Paraná

    Cerca de 30 índios ocupam a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Curitiba, desde o fim da manhã de hoje (14). Eles cobram o cumprimento de itens de um Termo de Compromisso e Ajustamento de Conduta (TAC), que foi firmado entre os indígenas, o Ministério Público do Paraná (MP-PR) e representantes da Funai de Brasília. O TAC firmado entre as partes em agosto de 2010 tratava das reivindicações dos indígenas em outra ocasião. Segundo os manifestantes, mais índios devem se juntar aos que ocupam a sede da Funai. Por conta da invasão, os trabalhos admnistrativos no local foram suspensos.

    Em janeiro de 2010, a mesma sede foi ocupada em protesto contra mudanças administrativas no órgão, feitas por decreto presidencial, que extinguiram os escritórios regionais da Funai no Paraná. “ONo dia 6 de agosto de 2010, os indígenas, o MP-PR, representantes da Funai e da comunidade indígena entraram em acordo sobre a criação de uma nova coordenação regional no estado, em até 120 dias. O prazo acabou em 16 de dezembro.

  2. Parabéns ao povo Indígena do município de Petrolândia, pois vocês tem um prefeito que se sensibiliza com a causa indígena, e não é de hoje, desde de a época do Falecido Simões que este município e a familia Simões abraça a causa do povo indígena….Parabéns ao Prefeito Lourival Simôes pela iniciativa, por ter dado a oportunidade de no município de Petrolândia ter uma Secretaria Especial de Assuntos Indígenas…Não sou deste município, mas queria que no meu também fosse assim, masssssssss TACARATU NÃO ENXERGA O INDIO COMO DEVERIA…..

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here