fortemente armados estão impedindo a passagem dos índios nas suas terras, o mais grave de tudo são as emboscadas. Ontem dia 28 de Fevereiro de 2008 vivenciamos um clima de terror onde, os pistoleiros sob o comando dos gerentes do O Sr. Jaime abriram fogo contra os índios, e hoje já ameaçam retomarem essas ações. Os índios ficaram impossibilitados de velar o corpo de uma parenta que veio a falecer ontem, porque as estradas estavam tomadas pelos pistoleiros. Esse Senhor vem ao longo dos tempos fomentado massacres dos índios em detrimento da sua posse ilegal do território indígena na região. Já morreram diversos índios e suas mortes não foram elucidadas por parte da polícia técnica, e os suspeitos muito menos intimados, processados ou até mesmo condenados, apesar dos fortes indícios apontarem claramente para os autores. A sensação que estamos tendo é que estamos há 507 anos atrás, quando o extermínio era claro e nada se fazia porque diziam que não éramos humanos. Depois de tantos séculos as atrocidades continuam claramente e praticamente nada é feito. Queremos ressaltar que fazemos parte do povo dessa Federação, e por isso exigimos sermos tratados como tal, com respeito, direito a vida, saúde e educação, isso é o mínimo que a carta magna nos garante.
No dia 21 de fevereiro de 2008 fomos recebidos pelo Senhor Governador do Estado Jacques Wagner, onde foi tratado sobre a urgência da nulidade de títulos ilegais de terras dados a fazendeiros da região de Pau Brasil e Itajú do Colônia para que seja preservada a integridade física dos verdadeiros donos (índios), o mesmo demonstrou o seu total apoio na questão, até mesmo porque é conhecedor do nosso histórico a muitos anos, ele ressaltou a sua repugnância nas atitudes desses exterminadores. O Sr. Jaime age com má fé, mesmo sabendo que é território indígena continua comprando e desmatando, acredita ser muito fácil matar índios. É vergonhoso saber que ele e outros se acham acima de tudo e todos, continuam acreditando na impunidade do nosso país.
Pedimos providências por parte da Secretaria de Justiça e Secretaria de Segurança Pública, Deputados e outras autoridades para que venha intervir junto a Policia Federal na tentativa de evitar um massacre total. Sabemos que as secretarias poderão impedir o extermínio dos índios. Na realidade não acontecerá confronto, pois os índios estão desarmados, enquanto os pistoleiros do Sr. Jaime do Amor estão fortemente armados, na realidade acontecerá um extermínio se não forem tomadas medidas enérgicas. Não podemos pagar para ver o genocídio acontecer sem ser feito nada. Queremos que a Polícia Federal faça busca e apreensão de armas, e intime os mandantes.
Esse Senhor todos os dias atenta contra os Direitos humanos, contra o meio ambiente e a dignidade da pessoa humana.
Gratos:
Cacique e Liderança Indígena Pataxó Hãhãhãe