Peças de teatro retratam problemas enfrentados por índios

Índios de várias etnias participaram do Encontro de Juventude, Arte e Cultura Indígena, que durou três dias, e acabou no domingo (20), em Pesqueira (PE). A estrutura montada para o evento parecia uma oca gigante. Foram realizados rituais indígenas, além de apresentações de peças de teatro e discussão de políticas públicas voltadas para os índios.

“Os povos indígenas estão se encontrando para apresentar sua história narrada, através do teatro, e para discutir as necessidades no campo das políticas públicas para as culturas indígenas em Pernambuco, principalmente em busca de dialogar com o estado na perspectiva de fazer com que o estado perceba a necessidade de se trabalhar uma política pública específica para os povos indígenas”, explicou Jozelito Arcanjo, organizador do evento.

Os líderes locais realizaram uma pajelança. O ritual sagrado é um dos momentos mais importantes. “Em todo o início de nossos trabalhos, a gente tem que fazer isso para que nossos encantados possam nos dar força e ajudar a gente a fazer com que o trabalho dê certo”, esclareceu Francisco de Assis Melo, líder indígena.

Em seguida, eles marcaram o passo ao som do toré, uma dança que serve de elo entre os índios e a natureza.

Depois dos rituais, os jovens apresentaram peças de teatro, onde são retratados os problemas enfrentados pelos povos indígenas. No evento também houve espaço para o artesanato e para uma mostra de fotos que mostrou um pouco do cotidiano dos povos indígenas. Mas antes da cultura e da arte, o encontro é da juventude. “É um meio de passarmos nossos conhecimentos e estarmos recebendo conhecimentos que outros povos possam estar passando para nós”, disse Jéssica Cristina, de 15 anos.

*http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL654061-5598,00-PECAS+DE+TEATRO+RETRATAM+PROBLEMAS+ENFRENTADOS+POR+INDIOS.html

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here