Depois de seis (6) dias de ocupação do prédio da DIREC 09 – (Diretoria Regional de Educação do Estado da Bahia) – em Teixeira de Freitas, os manifestantes se retiram nesta segunda feira (17). Segundo as lideranças, Caciques e as Comunidades presentes, Diz que sairam porque o Governo atendeu os seus pedidos.

As lideranças Pataxó acusam a Diretora da DIREC de Teixeira, a Senhora – Janete Aparecida Scofílde de Souza -, de desequilibrada, Arrogante e prepotente, e, diz que a mesma não teve preparo e qualificação profissional para conduzir as negociações. “É uma Títere, que advoga sem conhecimento de causa”, afirmam as lideranças.

Os manifestantes se recusaram a continuar as negociações com a Diretora da DIREC. As lideranças acusam a Diretora da DIREC, Janete Aparecida Scofílde de Souza, de ser ante Indígenista. “Sabemos que esta individua foi colocada na direção da DIREC, por uma indicação política. Somos sabedores que ela é Diretora não por competência e sim pro apadrinhamento político. É uma vergonha que a Educação continue refém dessa política rasteira e vil”, adiciona um militante da FRLP.

Segundo as lideranças, o Governo mandou três representantes do Conselho Estadual de Educação a Teixeira de Freitas para resolver o impasse. O Superintendente de Pessoal, José Carlos Barreto Sodré, a Coordenadora de Educação, Rosilene de Araújo e o Coordenador de Educação, Ricardo Abreu.

Os Representantes do Governo firmaram o compromisso de pagar todos os funcionários nesta segunda (17), e a comprar imediatamente a merenda escolar, o Material didático, utensílio domestica, além da reforma de algumas escolas na região do Prado. E a aprovação da lei que cria a carreira de Professor indígena. “O povo indígena merece respeito” diz Sodré.

Parte dos manifestantes sairam da DIREC no domingo (16), e outra parte nesta segunda (17). A ação foi organizada pela Frente de Resistência e Luta Pataxó, Coedin (Comissão de Educadores Indígenas) e APOINM. Tendo o apoio da Thydewas, Rede índios on line, CIMI, ANAÍ, CUT, APLB (Sindicato dos Trabalhadores da Educação), CDDH (Comissão de Direitos Humanos do Extremo Sul da Bahia), estudantes da UNEB, a Mídia e os Movimentos Sociais.

Conaferd@hotmail.org.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here