Desde 1936 com a vinda do SPI para a região de Itaguira, hoje Itaju do Colônia, a vida dos índios virou um inferno. Os fazendeiros começaram a nos tomar as nossas terras,matando os nossos velhos indígenas, e aprisionando os jovens,e forçando os outros índios a irem embora para a cidade. Desse jeito nos tomaram quase tudo de nós, exceto a Aldeia Baretá e Panelão que muito resistiram para garantir o nossos direitos, pessoas como Baretá, Samado, Desiderio,Thithiá, e outros foram importantes nesse contexto, defenderam com suas vidas a posse pela nossa terra.

Hoje não é diferente, índios que habitam toda a terra indígena dos três municípios de Itaju do Colônia, Camacan, Pau Brasil, sofrem com as perseguições dos pistoleiros e fazendeiros, e até mesmo pela própria justiça do nosso país.

No dia 24 de janeiro do ano corrente a comunidade Pataxó Hãhãhãe liderada pelos caciques Casulo, Diógenes, Nailton Muniz e Acanauã Pataxó, fizeram 8 retomadas na região das Alegrias no município de Itaju do Colônia, pois sentimos a necessidade pela posse da nossa terra, temos muitos parentes sofrendo e morrendo, e não podemos cruzar os braços diante dessa realidade.

Os pistoleiros estão próximo de nós com dedo no gatilho, na retomada não dormimos direito, pois o clima é intenso, vários tiros, ameaças, tudo isso é um inferno que nunca acaba, a não ser que o Supremo Tribunal Federal decida e julgue o processo da nulidade de títulos que já está em
pauta esperando a decisão final.
Com todos esses em traves, nós sempre luta pelos nossos direitos que são garantidos na Constituição Brasileira de 1988.

Ateciosamente:

Acanauã Pataxó – cacique
Yonana Pataxó

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Meu povo que Deus de força para todos vcs eu estou de loge mas estou pensando em vcs se eu não tevese familia aqui no Rio de janeiro eu estaria ai lutando com vcs que pena que eu quando fui ai não deu para ver todos mas eu fiquei feliz por ver agarra de todos que pena que meu pai se aposentou porque ele e muito gerero mas a Edna esta na luta ele tambem temmuita garra Maria muniz Nailton que DEUS contenue iluminado vcs um abraço de seu primo as porta estar aberta para vcs aqui no RIO

  2. também sou do rio e queria poder ajudar.
    espalhei a tópicos contando a situação em diversas comunidades indígenas do orkut. no tópico coloquei o email do ministério da justiça para que várias pessoas mandem email pressionando.
    dêem notícias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here