Senhores homens da justiça,
Presidente da Funai,
Ministros da justiça,
Procuradores,
Advogados dos direitos humanos,
Deputados Federais e Estaduais,
Presidente da Republica Luiz Inácio Lula da Silva.

Nós, comunidade indígena Pataxó Hãhãhãe, e todos os indígenas do Brasil, queremos dizer para todas as autoridades competentes que estamos muitos tristes em dizer, a vossa excelência, que estamos sendo expulso da nossa terra, e justiça nada faz.
Gostaríamos que a justiça tomasse alguma providencia, uma das é devolver o nosso chão, porque os fazendeiros estão gastando rios de dinheiro com este juiz de Ilhéus (Pedro Alberto Calmon Holiday) e o desembargador de Brasília.

Ficamos aqui refletindo, será que eles estudaram só para fazerem o mau a nossa nação?

Citamos que o nosso povo vem sofrendo desde (1936) e até hoje os governantes não resolveram a nossa questão. Queremos dizer aqui, em nossa terra, em nosso Brasil, só recebemos violência! Violência dos fazendeiros, dos mineradores, dos madeireiros, latifundiários imobiliárias, e dos próprios funcionários do governo, daqueles gananciosos pro dinheiro.

Temos a informar que no dia 20/02/2006/ o motorista Danilo e a professora
Maria José Muniz (Maya), que estavam conduzindo indígenas para a cidade de
Pau-Brasil, para serem medicados, ao passarem de caminhão com as varias crianças e adultos doente, fomos perseguidos por pistoleiros dos fazendeiros; e que ainda houve alguns disparos de tiros em direção do caminhão onde estávamos.
Estamos correndo perigo de vida, nas fazendas onde retomamos. Pois o juiz de Ilhéus já deu algumas liminares favoráveis aos fazendeiros como: (Paulo Peixinho e sua irmã Conceição, Edílson Correia Funcionário Federal, Reginaldo,e o Senhor Osorino Silva Filho). E sabemos que tem bastantes pistoleiros nas fazendas vizinhas, pois vêm acontecendo vários disparos de tiros nos locais vizinhos onde estamos.
Citamos que o Deputado Paulo Magalhães, que está do lado dos fazendeiros, e está planejando uma emboscada junto com a policia e fazendeiros agora pelo carnaval, para nos retira, todos nós índio das áreas onde retomamos. E o Delegado Federal( João Vianey) veio em nossa área e nos disse que se nós reagíssemos, que ele também iria usar a força da policia para nos retirar, para retirar todos nosso povo das áreas reivindicadas.
Estão querendo nos devorar, como bois de corte, e nós sabemos que temos direito a vida, a cidadania, a justiça e tudo mais…

Basta! Somos filho de Tupã (Deus) em espíritos e em verdade.
A nossa terra está sendo desbastada e explorada por arrendatários grileiros.
Toda justiça conhece e sabe da nossa questão, todos nós sabemos que está sendo sonegada a nossa reivindicação, porque? Os políticos querem estar com a nossa terra em suas mãos. Somos usados como escravos pelos políticos, porque, só nos reconhecem quando querem nossos votos. Estamos pedindo socorro a todos aqueles que possam nos ajudar, pressionando com baixa assinada, e ajudas financeiras para que possamos resistir na nossa luta.

Atenciosamente:
Ampohá Pataxó – vice cacique
Acanauã Pataxó –vice cacique
Wagner Ramos dos Santos – Líder Pataxó Hãhãhãe
Lucidalva Pataxó
Cleonice Torres de Oliveira Pataxó
Maria José Muniz Pataxó (Maya)
Nailton Muniz Pataxó – cacique

Este texto foi finalizado por Yonana Pataxó e Maya, após conversa com caciques e
membros da comunidade e lideranças.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Acredito que esse já é um começo, é preciso informar as pessoas sobre o que está acontecendo. Proponho que se espalhe os textos nos e-maisl dos amigos, esta é também uma forma de ajudar e a net é um bom veículo.Abraços e Muita Luz,
    Gloria da Paz

  2. Fazendeiros contratam pistoleiros para defender seus interesses,firmam suas fazendas e fazem riqueza com a morte do elheio,a e destruição da natureza tudo isso a 500 anos,com nosso consetimento.
    Cada vez que alguen’s polui um rio ou destrói uma mata,em nome da ganância (crescimento economico)está perdendo a oportunidade de perpetuar sua própria espécie.
    Você acredita num sistema sem corrupção? cuidado nos
    próximos minutos seu irmão estará morrendo,lembre-se todos nós temos parte nisso, a nossa falta de coragem e egoismo nos levará a auto destruição.Não espere pelo governo: Fassa você mesmo sua defesa.
    Se o fazendeiro tem direito nós também temos.

  3. Enquanto forem eleitos ploiticos “fazendeiros” e outros exploradores da mão de obra, ou estes mantiverrm vinculos com os demais investidores numca iremos gozar de uma lei ou politica com igualdade, porque eles nunca abrirão mão de suas fortunas feitas as custas dos excluidos, explorados, escravos etc….”.
    Todo e qualquer politico Brasileiro tem um passado e futuro longe do que eu quero para meus filhos – até que me provem ao contrário vivemos uma ROMA ANTIGA onde sustentamos com nosso suor, criamos filhos para servir de mão de obra barata para especuladores e outros sangue-sugas da PÁTRIA.
    Ao meu ver somente com medidas drasticas é que iremos nos livrar destes abutres, entreguem o pais a algum outro que queira investir roubando pouco, mas que eu possa ter ao menos uma refeição descente em minha mesa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here