A nação Pataxó hã, hã, hãe esta de luto e triste pela perda da anciã e guerreira Maria Portuguesa conhecida, como Maria rezadeira, que faleceu no dia 28/02/2008, o fato da morte da índia se deu por derrame.
A anciã fez um grande papel na comunidade sempre colaborou na luta pela terra, onde ela servia seu povo indígena no quer precisa-se, onde ajudava as mulheres como parteira, e curava seu povo com ervas medicinais onde fosse necessário, era uma guerreira pra todas as horas.
Foram tantas coisas boas que ela nos ensinou com sua sabedoria que todos nos vamos guarda para sempre em nossos pensamentos e corações. Ela ensinava seu povo a fazer medicamentos naturais, tinha treinamento familiar, para jovens adultos e crianças. Ela lutava com seu povo para ensinar a lutar pelo direito da terra.
Sabemos que ela nunca vai nos abandonar apenas na nossa visão ela descansou mais o seu espírito de lutar e fé estará nos guindo e fortalecendo para alcançar os objetivos na conquista pela liberdade da nossa nação e pel seu chão.

Descase em paz!!!
Yonana

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ei não fique triste por este acontecimento, Deus sabe o que faz, esta foi a hora dela, e todos nós vamos ter a nossa hora, claro que ninguém quer que um ente querido se vá. Mas temos que conformar com isto porque a vida continua e nós o que aprendemos teremos que passar para frente, pois ela ja fez a parte dela agora chegou a hora de continuar a fazer o que esta guerreira deixou de por fazer , que é dar assistência a todas as pessoas que esta a espera de alguma ajuda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here