onde se fez presentes outras autoridades da Embaixada do Canadá no Brasil, uma índia do Canadá, e representantes do MINC. Visitar o Parque do Xingu é uma oportunidade única para qualquer índio que mora no nordeste, pois ao sobrevoar o Parque você já se sente contemplado pela natureza. Quando coloquei meus pés em solo senti uma energia muito positiva em contato com a natureza, muitas árvores e um rio que parece não ter fim, é uma experiência inigualável, é você está em contato diretamente com tudo aquilo que um dia existiu em nossas terras e que hoje só existe na memória de poucos anciões que está vivo em nosso povo.

O povo xinguano estava em festa comemorando a fartura sobre a caça e a pesca, os índios, xinguanos nos receberam muito bem, todos com a mesma energia e espírito festivo, ao descermos do avião fomos levados para o centro de uma mata, onde presenciamos todo o preparo para o ritual de agradecimento pela caça e pelo peixe, depois fomos para a casa do cacique onde fica um terreiro muito grande podemos assistir de perto uma festa muito linda, enfim o Parque do Xingu é um lugar onde percebemos que a natureza é quase intocável.
Na oportunidade desse encontro tivemos uma reunião com vários jovens indígenas: Macuxi, Walapity, Xavante, Kuikuro, Ikpeng, Humkui, Truká e Guarani, enfim muitos povos. Falei da relevância da Internet nas aldeias Indígenas e sobre a experiência vivida pelos povos do nordeste com o Projeto Índios On Line que muito tem nos ajudado a nos comunicar com outros povos Indígenas do Brasil, sobre a campanha Índio Quer Paz que fizemos nas cidades de: Itaju da Colônia, Camacan e Pau Brasil e seus efeitos positivos para a comunidade Pataxó Hã Hã Hãe, outros índios fizeram seus relatos sobre as dificuldades em suas aldeias por não ter a Conexão de Internet que a FUNASA assinou com o governo federal e até hoje não chegou em muitas aldeias do Brasil. O doutor Célio representante do Ministério da Cultura disse que ainda esse ano terá verba destinada aos pedidos dos novos Pontos de Cultura.
Deixo meus agradecimentos ao povo do Parque do Xingu e em especial o chefe de posto o índio Kumaré Txicão (Ikpeng), também meus agradecimentos ao Secretario de Programas e Projetos Culturais, Célio Turino, Mari Correa e Vicent Carelli, Diretores do Vídeo nas Aldeias, Elisabeth Rosemary Silva, Assessora Técnica Gerencia de Cooperação e Assuntos Bilaterais Diretora de Relações Internacionais do MinC, Anne Marie Spain, representante da embaixada do Canadá no Brasil, Manon Barbeau, Cineasta, Roteirista e Romancista, Evelyne Papatie, indígena algonquina, situada em Abitibi, na província de Quebec no Canadá e Leandro Saraiva Gerente de Conteúdos Colaborativos da TV Brasil no Rio de Janeiro.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom meu parente, só de vc ir representar nossa rede, no parque do Xingu, foi uma grande vitoria, e que apartir de agora acreditoeu que demos mais um passo para a ampliação de nossa rede, e a conexão de nossos parentes indigenas do Brasil a fora.
    Parabens e obrigado!!!

  2. Parabénssssss
    A divulgação é muito importante para nossa rede
    Assim a gente consegue ampliar e fortalecê-la
    Abraçooo

  3. Parabéns meu ilustre parente fiquei orgulhoso com o seu comentario sobre sua viagem você esta dando exeplo para nossos parentes jovens o quanto é importante buscar novos conhecimento,preciso visita-lo no posto de Itajú para trocarmos algumas ideias,levarei as fotos dos seus avós.um grade abraço Arainha

  4. Olá meu caro Primo!!!! que bom vc foi fazer esta viagem, conhecer, culturas, religião, povos, lugares e clima diferente… fico orgulhoso de um TITIÁ ter o prazer de conhecer uma outra realidade, eu trabelhei na “bacia amazônica” conheço varias etnias, conheço muito parente do XINGÙ, mais ainda ñ tive o prazer de conhecer o PARQUE INDIGENA DO XINGÚ. um dia quem sabe.já houve convite só que TUPÃ, ñ permitio ainda.
    Só te peço meu primo que vc passe estas experiecias p/ todos nós.. Uma coisa eu tenho certeza minha tia, “MARIA PRETA” está muito feliz lá em cima, com esta suas aventuras, vc sabe que ela ficava toda orgulhosa quando te via fazendo estas atividades coletivas… É isso ai meu primo desejo tudo de bom prá vc e muito sucesso nas suas conquistas de conhecer povos diferentes.. um abraço do seu primo que é seu fã, ñ por que foi no XUNGÚ, sim por que é uma pessoa simpatica e inteligente…kkkkkkkkk!!!!! VC É O ORGULHO DOS TITIÁ.
    QUERO APROVEITAR A OPORTUNIDADE E MANDAR UM ABRAÇO P/ O NOSSO “INDIO BRANCO” GRANDE SEBASTIAN, “É ISSO AI GRANDE GUERREIRO, VC AINDA É O CARA” !!!! ESTOU MORANDO EM CARAMURÚ TE ESPERO P/ TOMARMOS SUCO DE CUPUAÇÚ, QUERO PARABENIZAR A VC E EQUIPE PELA CORAGEM E DIGNIDADE. DE ENFRENTAR TODAS ESTAS DIFICULDADES P/ LEVAR O NOME DE TODOS NÓS INDIGENAS A SEREM DIVULGADO EM TODO O MUNDO, E TENHO A CERTEZA QUE VAMOS TEM UM GRANDE RESPALDO PELOS OS ESFOÇOS DE VCS… UM GRADE ABRAÇO SEBASTAN E TODOS OS COMPANHEIROS QUE TEVERAM NESTA COMITIVA AVENTUREIRA….UM ABRAÇO P/ TODOS OS PARENTES DI XIUNGÚ, QUE RECEPCIONARAM ESTE POVO… Ó BRIGADO, E ESTÁ FEITO O COVITE QUERENDO NOS VIZITAR´, SEJAM BEM VINDOS…

  5. Oi……… aqui quem escreve é uma nova fã, de todos vocês índios, fico admirada pelo companheirismo de todos. Toda atitude a ser tomada vocês estam sempre pensando em um todo, quer dizer para todos da comunidade, não importa a família de cada, mas sim em geral a todos os povos índigenas, como vocês dizem todos são parentes, desde que sejam índios são parentes, muito bonito esta união. Acho também muito diferente esta suas admirações e reverência a natureza e tudo que vem dela, o valor a terra, ao ar, ao fogo e outros que no momento não me lembro, desculpe por esta falha de memória. Nós brancos temos outras coisas como consideração de valores, mas nada se compara com os valores seus, se suas considerações. Mas com certeza eu admiro muito, vocês todos, sei que ja os meus pensamentos estão sendo mudados em relação oas povos indigenas, estou sempre em visita ao indios online e fico cada vez mais admirada com as atitudes tomadas em relação a tudo que você tem sonhado para seu povo, e de grau em grau vocês com suas coragens estão conseguindo alguma coisa que ja esta sendo muito bem aproveitada para vocês. PARABÉNS………………….
    VOCÊS MERECEM TODO O RESPEITO, E DIGNIDADE A TER OS DIREITOS CONQUISTADOS……………
    CONTINUEM SENDO PERSEVERANTE……….

  6. Oi……… aqui quem escreve é uma nova fã, de todos vocês índios, fico admirada pelo companheirismo de todos. Toda atitude a ser tomada vocês estam sempre pensando em um todo, quer dizer para todos da comunidade, não importa a família de cada, mas sim em geral a todos os povos índigenas, como vocês dizem todos são parentes, desde que sejam índios são parentes, muito bonito esta união. Acho também muito diferente esta suas admirações e reverência a natureza e tudo que vem dela, o valor a terra, ao ar, ao fogo e outros que no momento não me lembro, desculpe por esta falha de memória. Nós brancos temos outras coisas como consideração de valores, mas nada se compara com os valores seus, se suas considerações. Mas com certeza eu admiro muito, vocês todos, sei que ja os meus pensamentos estão sendo mudados em relação oas povos indigenas, estou sempre em visita ao indios online e fico cada vez mais admirada com as atitudes tomadas em relação a tudo que você tem sonhado para seu povo, e de grau em grau vocês com suas coragens estão conseguindo alguma coisa que ja esta sendo muito bem aproveitada para vocês. PARABÉNS………………….
    VOCÊS MERECEM TODO O RESPEITO, E DIGNIDADE A TER OS DIREITOS CONQUISTADOS……………
    CONTINUEM SENDO PERSEVERANTE……….

  7. Oi……… aqui quem escreve é uma nova fã, de todos vocês índios, fico admirada pelo companheirismo de todos. Toda atitude a ser tomada vocês estam sempre pensando em um todo, quer dizer para todos da comunidade, não importa a família de cada, mas sim em geral a todos os povos índigenas, como vocês dizem todos são parentes, desde que sejam índios são parentes, muito bonito esta união. Acho também muito diferente esta suas admirações e reverência a natureza e tudo que vem dela, o valor a terra, ao ar, ao fogo e outros que no momento não me lembro, desculpe por esta falha de memória. Nós brancos temos outras coisas como consideração de valores, mas nada se compara com os valores seus, se suas considerações. Mas com certeza eu admiro muito, vocês todos, sei que ja os meus pensamentos estão sendo mudados em relação oas povos indigenas, estou sempre em visita ao indios online e fico cada vez mais admirada com as atitudes tomadas em relação a tudo que você tem sonhado para seu povo, e de grau em grau vocês com suas coragens estão conseguindo alguma coisa que ja esta sendo muito bem aproveitada para vocês. PARABÉNS………………….
    VOCÊS MERECEM TODO O RESPEITO, E DIGNIDADE A TER OS DIREITOS CONQUISTADOS……………
    CONTINUEM SENDO PERSEVERANTE……….

  8. Oi……… aqui quem escreve é uma nova fã, de todos vocês índios, fico admirada pelo companheirismo de todos. Toda atitude a ser tomada vocês estam sempre pensando em um todo, quer dizer para todos da comunidade, não importa a família de cada, mas sim em geral a todos os povos índigenas, como vocês dizem todos são parentes, desde que sejam índios são parentes, muito bonito esta união. Acho também muito diferente esta suas admirações e reverência a natureza e tudo que vem dela, o valor a terra, ao ar, ao fogo e outros que no momento não me lembro, desculpe por esta falha de memória. Nós brancos temos outras coisas como consideração de valores, mas nada se compara com os valores seus, se suas considerações. Mas com certeza eu admiro muito, vocês todos, sei que ja os meus pensamentos estão sendo mudados em relação oas povos indigenas, estou sempre em visita ao indios online e fico cada vez mais admirada com as atitudes tomadas em relação a tudo que você tem sonhado para seu povo, e de grau em grau vocês com suas coragens estão conseguindo alguma coisa que ja esta sendo muito bem aproveitada para vocês. PARABÉNS………………….
    VOCÊS MERECEM TODO O RESPEITO, E DIGNIDADE A TER OS DIREITOS CONQUISTADOS……………
    CONTINUEM SENDO PERSEVERANTE……….

  9. Estamos começando aqui na Escola Estadual Prof. Rousset (Polivalente) em Sete Lagoas, MG, um projeto de estudo sobre os índios brasileiros na realidade atual. Claro que precisamos conhecer o passado para se fazer um paralelo com os dias de hoje. Mas o objetivo principal é a atualidade. Primeiramente estaremos visitando sites sobre os índios brasileiros, visitaremos o índios on line e, se possível, entraremos no chat para que nossas crianças de 6º e 7º anos, na faixa etária de 10 a 13 anos, em sua maioria, possam ter conhecimento sobre as diferentes tribos indígenas, tirar dúvidas, enfim, conhecer melhor os índios brasileiros. Peço sugestões atravś do meu e-mail e conto com acolaboração de todos. Obrigado. Culminaremos nosso projeto no dia 19 de abril. angelogoncalvesliu@yahoo.com.br

  10. queria saber como eles estão hoje o q faz e onde vivem qual sua ocupação e aldeias existentes!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here