PATAXO DO PRADO LIVROS QUE DÃO FRUTOS

12 50

Com a presença do representante da Prefeitura Municipal do Prado o Srº Brênio. O cacique Adailton Pereira Braz e os representantes da Escola Estadual Indígena Corumbauzinho o responsável Gilberto Ferreira dos Santos e a professora Catiane Lima o Administrador da FUNAI de Itamaraju Zezito Ferreira dos Santos , estiveram em reunião com o Prefeito Wilson Brito, entregando o livro nas mãos do prefeito e falando do objetivo do mesmo, após o diálogo, finalmente chegaram ao consenso, conseguiram a reforma da escola. Serão reformadas 02 salas de aula, 02 varandas, 01 banheiro, 01 cantina, 01 dispensa, bem como a pintura de outra sala de aula e a pintura do posto de saúde.
Não apenas a reforma,mas podemos notar que as pessoas que puderam ler o livro, tiveram um impacto positivo, pois parte dessas pessoas não conheciam as histórias dos povos indígenas, e puderam a partir dali vivenciar um pedacinho dessas histórias, o próximo passo agora são as escolas não indígenas, onde serão feito palestras e fazendo o inter-câmbio dos alunos indígenas e não indígenas, ações essas que alguns anos atrás não seria possível, pois o pré-conceito era muito grande.
Com uma ferramenta de trabalho nas mãos e o desejo de mudar realidades negativas , professores,alunos e comunidade em geral caminham em direção a uma nova história.
São acontecimentos que está ocorrendo na Aldeia Corumbauzinho – Prado extremo sul da Bahia – Povo – PATAXO.

Artigos similares

0 108

12 comentários

  1. V I V A !
    V I V A !

    Muito bom ouvir essas noticias!!!
    Parabens aos PATAXO DE PRADO!!!!

    Mantenhanos informados desses movimentos!!!!!

  2. Eita Sebas!!! Que lindo ler essa notícia e ver que o povo Pataxó do Prado está se mobilizando e buscando sua autonomia, o livro foi só o começo, um cartão de visita bonito, com historias de luta verdadeira, que está ajudando a abrir as portas…Muito bom!!!! VIVA MESMO! Parabéns aos Pataxós do Prado, que estão se mobilizando, agora é a escola, depois o saneamento básico, as condições de moradia, a saúde..e assim vamos avançando e colhendo os frutos!

  3. Que massa!!!! Sou educadora e fico feliz por esta vitória, povo Pataxó do Prado. Parabéns!! Vou continuar acompanhando. Boa sorte, muito boa sorte mesmo. Parabéns, Sebas e Ivana pelo empenho no livro!

  4. Parabéns ao povo Pataxó de Prado por essas notícias e conquistas! O livro está ótimo e a foto de Zabelê na capa parece deixá-lo mais iluminado, mais convidativo a conhecer suas Histórias. Parabéns, mais uma vez!
    Abraços
    Maria

  5. Muito bom mesmo!!!! Que bom que a conversa que se iniciou quando estive ai em Prado com os representantes da Prefeitura de Prado deu bons frutos!!! Parabéns para o povo Pataxó de Prado!!!! Parabens a todos nós que trabalhamos no livro!!!!Quando serão as visitas às escolas????

  6. É sempre muito bom ouvir boas novas e avanços nas políticas voltadas para os povos indígenas. Parabéns ao povo Pataxó de Prado.
    Gostaria de saber como posso adquirir um livro desses.

    Fui assessora do deputado Zilton Rocha e posso dizer que quanto a lei que o deputado deu entrada, apesar dele não ser mais deputado, Charles que era seu assessor e acompanhou este processo continua na Assembléia trabalhando com Isaac (novo deputado) e com certeza poderá continuar acompanhando o processo, podem cobrar, vale a pena insistir e até sugeri que algum deputado abrace a causa.

    Até Eunápolis,

    Cláudia

  7. bom dia , quero parabenizar por mais esta vitória e gostaria de saber como posso adquirir este livro , desde já agradeço.

  8. Sou professora de geografia e tenho interesse em adquirir o livro Pataxó do Prado da série INDIO NA VISAO DOS INDIOS. Como proceder?

  9. Quando tive a honra de ser presenteada com o livro PATAXÓ, sabia que ele não seria só meu. Eu tinha naquele momento um grande desafio. Divulgar as comunidades indígenas, seu povo, sua luta, a fortaleza que estar dentro de cada um. Edmundo é um grande amigo que foi em busco dos seus ideais e chegou lá e chegará muito mais.
    Hoje, divulgo e passo para os meus alunos que pessoas maravilhosas são e quanto nos tem a ensinar.
    Deixo um grande abraço a todos. E a saudade de todos, mato lendo o sucesso da comunidade nos sites e nas notícias que chegam.
    Que Deus continue iluminando vocês todos.
    Algecira Castro

Partilhe um comentário