Pataxó de Prado ocupam a direc 09 de Teixeira de Freitas.

Cerca de sessenta (60) Índios de nove (9) aldeias da etnia Pataxó, ocuparam hoje(12) a direc de Teixeira de Freitas. A ocupação se deu por volta de 01h45min da Tarde. Uma das cobranças do movimento é o pagamento dos Professores e o pessoal de apoio. A regularização da merenda escolar, transporte, material de didático e a construção das Escolas indígenas na Região do Prado.

O impasse entre o Governo e o povo indígena se arrasta desde o inicio do ano, quando a Secretaria de Educação, se propôs a resolver a problemática na Educação Escolar indígena, promessa até hoje, não cumprida.

Segundo os coordenadores de Educação, o Governo vem tratando a Educação escolar indígena com morosidade. “Nós não temos nada nas nossas escolas. Falta tudo. De material didático a merenda escolar. Capacitação dos Professores e o acompanhamento técnico pedagógico”, diz o diretor da Escola de Corumbauzinho, Gilberto Santos.

Representantes de nove (9) aldeias participam da ocupação na direc 09 de Teixeira de Freitas. Segundo os ocupantes, só saíram, depois que o Governo se propor a pagar os oito (8) meses de salários atrasados. Segundo a liderança, Osmar Pataxó, representante da Frente de Resistência e da APOINME , boa parte dos Professores nem se que entraram na folha de pagamento.

“Agradecemos os parceiros que estão nos apoiando em nossa manifestação, APOINME, COEDIN, Frente de Resistência e Luta Pataxó, CUT, Sindicatos dos Bancários do Extremo Sul. Deixamos claro que a nossa manifestação é pacífica e ordeira. Só deixaremos a direc 09 depois que as nossas reivindicações serem atendidas pelo o Governo”, diz os Caciques e Lideranças do movimento indígena, presentes.

Conaferd@indiosonline.org.br