Pataxó de Prado ocupam a direc 09 de Teixeira de Freitas.

Cerca de sessenta (60) Índios de nove (9) aldeias da etnia Pataxó, ocuparam hoje(12) a direc de Teixeira de Freitas. A ocupação se deu por volta de 01h45min da Tarde. Uma das cobranças do movimento é o pagamento dos Professores e o pessoal de apoio. A regularização da merenda escolar, transporte, material de didático e a construção das Escolas indígenas na Região do Prado.

O impasse entre o Governo e o povo indígena se arrasta desde o inicio do ano, quando a Secretaria de Educação, se propôs a resolver a problemática na Educação Escolar indígena, promessa até hoje, não cumprida.

Segundo os coordenadores de Educação, o Governo vem tratando a Educação escolar indígena com morosidade. “Nós não temos nada nas nossas escolas. Falta tudo. De material didático a merenda escolar. Capacitação dos Professores e o acompanhamento técnico pedagógico”, diz o diretor da Escola de Corumbauzinho, Gilberto Santos.

Representantes de nove (9) aldeias participam da ocupação na direc 09 de Teixeira de Freitas. Segundo os ocupantes, só saíram, depois que o Governo se propor a pagar os oito (8) meses de salários atrasados. Segundo a liderança, Osmar Pataxó, representante da Frente de Resistência e da APOINME , boa parte dos Professores nem se que entraram na folha de pagamento.

“Agradecemos os parceiros que estão nos apoiando em nossa manifestação, APOINME, COEDIN, Frente de Resistência e Luta Pataxó, CUT, Sindicatos dos Bancários do Extremo Sul. Deixamos claro que a nossa manifestação é pacífica e ordeira. Só deixaremos a direc 09 depois que as nossas reivindicações serem atendidas pelo o Governo”, diz os Caciques e Lideranças do movimento indígena, presentes.

Conaferd@indiosonline.org.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. PRESADOS PARENTES, FICO A PAVORADA EM SABER QUE NÓS INDIGENAS PARA SOBREVIVERMOS TEMOSQUE GRITAR E REIVENDICAR COM MUITA PRESSAAAAAÃO OS NOSSOS DIREITOS, PORQUE NÓS NEGAM AQUILO QUE /E DE DIREITO PRA TODOS NÓS? SABEMOS QUE OS GOVERNANTES SE ESQUECEM QUE SOMOS FILHOS DE DEUS MAS NÓS TEMOS QUE ACREDITAR EM NÓS MESMO E LUTAR COM MUITA CONFIANÇA QUE UM DIA NÓS VAMOS TER A PAZ QUE QUEREMOS PARA TODOS OS INDIGENAS. ABRAÇOS MAYA

  2. Gente precisamos do apóio dos parentes nesse momento de luta, estamos aqui com crianças idosos mulheres gestantes, e estamos precisando de alimento favor parentes nos ajude a continuar esta luta…. denuncie também o que estamos passando aqui, ligue para outros parentes, passam o rádio mande recado favor vamos mobilizar , para mudar o rumo da nossa história que está sendo escritas por outras pessoas. se tiver algum parente que queira vim para car vai ser bem vindo.
    gilbertopataxo.indiosonline@gmail.com

  3. E a ação civil pública? Este instrumento já foi acionado por vcs? A Procuradoria da República está ai para lembrar ao Estado que deve cumprir seus deveres em relação à educação e outras areas legisladas pela Constituição..É mais um parceiro que pode ajudar nessa luta.
    Outra sugestão é lideranças indígenas e professores procurarem conhecer cada vez mais os mecanismos burocráticos que existem entre as Derecs, a Secretaria Estadual de educação, até o MEC, o FNDE, se preciso for ( merenda escolar, transporte escolar, material didático). O FUNDEB já foi regulado na Bahia? fazer pressão para essa urgente regulamentação do FUNDEB na Câmara de Deputados, também é válido, pois essa lei nacional, esse financiamento contempla as escolas indígenas, a capacitação de professores e os salários dos professores.

  4. É PARENTES COM TUDO ISSO QUE FALARAM SOBRE A FALTA DE MERENDA NA ETNIA,VAMOS TER QUE ACORDA E FAZER COM QUE ELES LEMBREM QUE AINDA TEM INDIGENAS QUE COREM E LUTAM PELOS SEUS DIEITOS.TEM MESMO QUE BOTAR MUITA PRESSÃO MESMO COM QUE MINHA TIA MAYA FALA COBREM ISSO É UM DIREITO DE TODOS NÓS INDIO COBRA DO GOVERNO.-

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here