20(vinte Mil reais) já foram disponibilizados para produzir a obra. A previsão é de que levará 60 dias para que o livro esteja pronto.

Os representantes da Ong. Thydewas, Sebastián Gerlic, Presidente e Drª. Ivana Cardoso, Diretora Executiva, e o Coordenador Geral da Rede Índios on line, Alex Pankararu, estiveram visitando as aldeias Pataxó do Município de Prado. A visita foi um pedido do Sr. Gilberto Santos e das lideranças da Aldeia pataxó de Corumbauzinho. Lembrando de passagem que Corumbauzinho vem se destacando como uma das Aldeias que luta incansavelmente pelo comprimento das leis em favor das Comunidades indígenas no Município de Prado.

A visita teve inicio dia 15 do corrente mês, e encerrou dia 19(quarta feira). Os representantes das organizações puderam visitar as Aldeias: Nova, Corumbauzinho, Craveiros, Águas Belas e Tawá. Mais foi na Aldeia Pataxó de Corumbauzinho, o ponto alto da visita. Os Pataxó da Aldeia de Corumbauzinho Receberam a Ong. Thydewas e Índios on line com muita alegria. “A recepção foi ótima”, diz a Diretora Executiva da Thydewas, Drª.Ivana Cardoso.

Mais o motivo de tanta alegria das Aldeias de Corumbauzinho e Craveiros, é que desde 17 de junho eles entraram na Rede Índios on line. “Estou muito feliz com a visita de vocês as nossas Aldeias Pataxó de Prado. É bom que vocês estejam nos conectando. Vamos mostrar ao mundo como vivemos e como somos tratados. O que se passar em nossas Aldeias aparte de agora, irá pára no site dos Índios on line. Por que nós mesmos vamos escrever”, Profere o Cacique, Adailton Perreira Braz de Corumbauzinho.

Alem de levar tecnologia as comunidades indígenas, a Ong. Thydewas também já disponibilizou 20(vinte) mil Reais, oriundos do Ministério da Educação e Culta para confeccionar um livro cujo titulo é: Pataxó na Visão dos Pataxó de Prado. O livro já começou a ser trabalhado pelas comunidades Pataxó. Foram distribuídas as comunidades envolvidas,um computador que esta instalado na Aldeia Craveiro que sevirá para a digitação dos textos, 4(quarto) MP3 para se fazer reportagens e gravar falas e 4(quatro) maquinas de Fotos Digitais para a construção do livro. “Acredito que dentro de 25 dias, possamos esta com todo o material necessário para podemos levar para a Gráfica”, diz Sebastián Gerlic, Presidente da Thydewas. O livro será lançado em setembro no Rio de Janeiro.

O Coordenador Geral da Organização Índios on line Alexandre Pankararu, esta feliz com o crescimento da rede. “Agora os parentes daqui entrando vai fortalecer ainda mais a luta dos povos indígenas, além de colocar vocês em contato com outros parentes de outras regiões”, diz o Coordenador. -A felicidade era notória nos rostos de quem nunca tinha visto um computador pela frente. Teve ate fila para acessar internet. A visita dos representantes as Aldeias Pataxó de Prado, encerrou na terça feira(19) quando os mesmos retornaram para Salvador.

Conaferd@indiosonline.org.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Fico extremamente feliz com o avanço que a Comunidade de Corumbauzinho vem tendo.A cada artigo confeccionado vibro, pois acho uma vitória.Agora com este livro nem se fala, e acredito que vai ser de qualidade indubitável, a começar pelo título, é isso ai, sempre fui a favor do povo indígena contando sua própria história assim todo sangue, suor, lágrima, dor, alegria, vai estar presente em cada linha, cada fato escrito.Que mais oportunidades sejam conquistadas pois com certeza não serão desperdiçadas.Abraços a todos. Sucesso muito sucesso.

  2. Fico muito feliz por isso mais um livro sendo publicado, mas alegria é maior porque estes índios estarão contando a suas próprias historias pelos mesmos índios e narrando os seus costumes e tradição, línguas…

    Um abraço:

    Yonana

  3. Tenho certeza que esse livro vai abrir os olhos do nosso povo Brasileiro, Que no municipio de Prado existe um numéro muito grande de Índios pataxós. Fico feliz com o livro.Parabéns de quem teve a iniciativa. O caminho é esse!

  4. É isso aí!Parabéns prá vcs!Esperamos a edição para disseminar entre as escolas indígenas.
    Gilberto!!Vc é…o índio!
    Bjus no coração de todos vcs!

  5. Cacique Adailton, Gilberto, Edmundo e todos dessa aldeia e das aldeias indígena do prado.
    Meus parabéns por mais um sucesso na vida de vocês, o livro será a continuidade da história de um povo merecedor de respeito como é o povo das aldeias indígenas do Prado. Ter a honra de está perto de vocês é para poucos e eu agradeço pela honra de ser um que faz parte desse pouco. Ver a escola de vocês ser criada e autorizada foi outra alegria. Vocês merecem.
    Nunca desistam de irem em busca de melhorias, não se intimidem com os preconceitos, não deixem o passado morrer, e juntos, procurem amenizar as desavenças dos irmãos índios de outras aldeias. Ajudando uns aos outros se tornam fortes e um grupo unido ninguém consegue vencer.
    Cordialmente
    Profª Algecira Castro

  6. Muito bom, fiquei muito feliz, trabalhei na Aldeia Corumbalzinho durante seis anos, e é muito bom saber que eles continuam lutando para terem uma vida melhor.
    Um abraço pessoal.

  7. Parabéns pela conquista.

    Sou professora da Rede Municipal de São Paulo (SP) e, no momento estamos envolvidos com o aprofundamento de conhecimentos sobre nossos povos indígenas com destaque para o Povo Pataxó. Além da Internet, os alunos têm como base para pesquisa exemplares do livro “O povo Pataxó e suas histórias”/Angthichav, com ilustrações de Arariby Pataxó, Kanátyo Pataxó e Manguahã Pataxó.Logo que este novo livro for publicado seria possível avisar-me, pois acho que ele deve ser conhecido também por alunos e educadores de escolas de não-índios.

    Obrigada.

  8. Oi tudo bem?
    Sou professora, leciono em uma escola na cidade de Piratuba Santa Catarina, estamos desenvlvendo um projeto escolar, e estamos precisando de ajuda, precisamos de um produto de origem indígena, gostaríamos que entrassem em contato para maiores explicações,ou, como poderiam nos ajudar?
    Atenciosamente prof. izolde

  9. fico muito feliz em saber que os meus irmãos do corumbalzinho estão inclusos na net, apesar de esta longe mas, fico muito feliz com as nossas conquistas…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here