Domingo pela amanhã o povo Pataxó Hãhãhãe que ocupava 5 fazendas foram surpreendido por pistoleiros, aonde chegou a desocupara duas fazendas por ataques de pistoleiros contratados por fazendeiros donos da fazendas.  ontem atarde os índios retornam a fazenda  e hoje os índios estão ocupando a 5 fazenda novamente. Isso significa vitória para a nação indígenas e para todos que defende essa causa.

Esperamos que de hoje em diante as coisas continuem em paz. Na segunda a tarde um carro da FUNASA que iria dá socorro a um paciente na aldeia Caramuru, foi surpreendido no meio do caminho  por dois homens de moto, que deu um disparo contra o carro atingindo o pneu traseiro do lado do motorista, desesperado o motorista saiu as pressa para o município de Pau Brasil-Ba, chegando lá com o pneu só na jante. A região está tensa, mas a comunidade indígena prometem não abrir mão da terra. E pede que a justiça agora faça o seu papel.

A comunidade acredita que tudo dará certo, porque hoje nós indigenas estamos mais organizado  e com parceiros que ajuda-nos a defender a nossa causa. A nossa terra é 54 mil hectare, sendo que mais de 60% ainda se encontra nas mão dos fazendeiros. E nos indígenas temos essa terra como a nossa vida, ela pertence aos nossos ancestrais e é questão de honra te-la de volta, mesmo que a luta seja contra os poderosos.

Comunidade Pataxó Hãhãhãe