Cansados de esperá da Supremo Tribunal Federal, pelo o julgamento de nossas terras, que traminta  a mais de 28 anos. Os índios Pataxó Hãhãhãe, resolvero na madrugada desta segunta feira, dia 04 de outubro retomar 5 fazendas no sentido da rodovia de Pau Brasil a Itaju do Colonia.


Essa retomada foi passifica, muitos dos indios que ocupam as fazendas declararam ser uma retomada iniciada pela a  comunidade indígena.


Essa retomada foi realizada pela a  comunidade que logo após mobilizou outros parentes indigenas, onde hoje tem aproxximadamente uns 600 indios ocupando as 5 fazendas. Logo de inicio os indios prendero na propridade um camião cheio de madeira de lei, que estava sendo tirada de nossas terras, após a cominidade fazer apreenção foi comunicado emediatamente oo IBAMA de Ilhéus-Ba, aonde ontem vinheiro notificar as nossa denuncias e foi comprovado exploração de madeira inlegal extraida dentro da terra que pertecem aos indios, que ainda se encontra em posse dos fazendeiros. Os agente do IBAMA, também visitou a Fazenda Santa Maria, aonde foram encontrados vários troncos de serno de madeiras de leis, que estão ficando extintas na mata atlantica, também foram encontrados vários passaros engaiolados, aondes os indigenas receberam a outorização para libertar os animais e quebrar as gaiolas. Os passaros sairam muito felizes.

A area aonde os indigenas Pataxó Hãhãhãe retomou, são propriedade que os fazendeiros destruiram bastante para formar pastaria, hoje é uma região seca e bastante destruida a natureza. Essa terra pertence a nós índios e acomunidade promete que não vai abrir mão dela ja que fazem 28 anos que estamos aguardando por esse julgamento. durante esse periodo várias lideranças foram assacinadas por pistoleiros de fazendeiros. Em reflexão ontem a comunidade foi lembrado o nome dos indios mortos, principalmenteo parente nosso Galdino de Jesus, que foi queimado em Brasilia.

“Estamos cansados de esperá pela a justiça, essa região é perigosa, os dias que estamos aqui sofremos ameaças constante, os pistoleiro vem aqui dá tiro, a noite é mais perigosa ainda, mais nós temos muita fé na quele pai do céu é quem vai nos protejer” Ancião inrmã de Gualdino.

As fazendas recente retomadas serve apenas para criar o gado do fazendeiro, aonde nós indigenas estamos á muitos anos sofrendo em parte de nossa terra, a Justiçã sabe que essa terra nos pertence, mais tem feito vista grossa. O que nós Pataxó Hãhãhãe não queremos é ver mais um de nosso parentes ser morto por pistolagem, declaram as lideranças.

O povo Pataxó Hãhãhãe é uma comunidade guerreira e está disposto fazer possivel para resistir na terra. A estra já foi colocado barreira para impedir que carro de nossos inimigos trafegue nas estradas.

Estamos felizes por está retomando a nossa Terra, meio as grandes dificuldade es desafios que as outoridades responsaveis nos coloca.

Comunidade Pataxó Hãhãhãe.