????

Uma comissão de índios Pataxó Hãhãhãe, resolveu enfrentar a burocracia do novo SESAI, na manhã de quarta-feira índios indignado com a lerdeza do órgão responsável da saúde do índio, resolveu se manifestar e tem como objetivo só sair da sede do DSEI, depois que descer algum representante de Brasília para que possa resolver a situação da saúde que se encontra a comunidade indígena Pataxó Hãhãhãe.

Nós índios Pataxó Hãhãhãe, estamos cansados de esperar pela as mudanças de FUNASA E SESAI, pois essa transição só tem prejudicado o serviço de saúde de nossa aldeia, e com isso já foram registrados inúmeros casos de óbitos por negligencia do órgão.
Aproveitamos o site e pedimos apoio à sociedade que nos ajude a divulgar essa situação… A falta de assistência põem em risco a vida de centenas de índios que sofre precisando de uma apoio na saúde.

Hoje estamos sofrendo falta de Transporte para assistir os procedimentos, vários exames engavetados, índios que precisa fazer exames urgentes, falta de estrutura para a equipe do PSFI, falta de medicamentos, falta de saneamento básico
As lideranças se encontram ocupando o escritório do chefe do SESAI em Salvador, e prometemos só sair quando tiver uma noticia satisfatória para levar para a comunidade, que aguarda ansiosamente e disisperadamento por soluções nas demandas da saúde.
A saúde da comunidade hoje está um caos!

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
A muito tempo lutando em prol do Povo indígena do qual faço parte, até ameaças de morte já recebi. Mas não me calo! pois os espíritos de meus antepassados está comigo. E a proteção de Tupã.

7 COMENTÁRIOS

  1. Estive a 10 dias atras em visita à vossa comunidade.
    Conversei com alguns indigenas que deram seus tristes depoimentos sobre a realidade da “saude?” no Povo Hahahae.
    Continuem a divulgar estas informações; e a postar novas informações.
    Acredito na informação, na comunicação, na pressão social, como caminho para a DIGNIDADE!

  2. Caros parentes e defensores dos Direitos Indigena, é lamentável o que sempre aconteceu na saúde indigena, pior ainda o que continua acontecendo, o Governo descentraliza tanto dinheiro para prestar serviços a saúde do indio e nada é feito, meus parentes, eu gostaria de junto com vocês estar ai para reivindicar sobre os nossos DIREITOS, mas aqui no municipio haverá eleição municipal para formar nova direção do CMS e farei parte da chapa que concorrerá a presidencia.
    Mas é importante essa pressão, pois só assim conquistaremos respeito aos nossos direitos.

    AKANAWÃ BAÊNÃ HÃ HÃ HÃE
    CACIQUE HÃ HÃ HÃE

  3. Revoltante.A saúde pública no Brasil é uma questão que necessita de mais atenção dos órgãos competentes. A realidade nos mostra um país desestabilizado onde as políticas públicas são incoerentes e desrespeitam a sociedade. É vergonhoso ver nossas crianças e idosos morrendo em corredores dos hospitais públicos; ora por falta de atendimento, ora por falta de remédios. Outro aspecto relevante desse “quadro negro” brasileiro é em relação às greves que assolam cada vez mais o povo oprimido, que luta constantemente por uma vaga nos postos de saúde.
    Os profissionais da área chegam ao ponto de se ferem obrigados a parar suas atividades para reivindicar do governo, melhores condições de trabalho e até mesmo reajuste salarial. Uma reforma administrativa é essencial. Outros problemas que afligem a saúde dos brasileiros são inumeráveis. A falta de estrutura e a super lotação dos postos de saúde e hospitais públicos são dilemas que necessitam ser revistas.
    O país não é dos melhores e que somos taxados como país de terceiro mundo. Mas o povo humilde que sofre com tantas filas, greves e falta de remédios, merece ser tratados como terceiros?
    Todos nos merecemos uma saúde de primeira, digna de alimentar as esperanças de um povo sofredor. Que luta dia-a-dia para pelo menos conseguir uma consulta.A Saúde precisa urgentemente ser reformulado. A sociedade pede emergência e melhor qualidade de vida!!!

  4. É isso ai paretes, vcs estão certo de reividicar os direitos de todos, aproveitando a oportunidade, quero salietar que existe um grade problema nas comudades subordiadas a C.T.L. FUNAI de Itororó-ba, As Aldeias Bahetá e Panelão.
    A aldeia Bahetá os indios precisam de Água potavél, já existe um projeto só que está no papel pq na pratica os icompetetes responsavés pela saúde indígena até agora ñ fizeram nada, é preciso com urgecia uma cotratação de um enfermeiro tecico e trasporte e a costrução de um posto de saúde.
    A aldeia Panelão pecisa de costruir um posto de saúde de um meio de trasporte e mais uma contratação de um enfermeiro tecnico, devido a população terem aumetado seu numero e as distacias de cada localidades.´É preciso que as autoridades tome providec ias pq aqui a base a saúde está um caos.
    Nada Mais tenho no momento e fico aqui torcedo pelos os parentes guerreiros que foram com dificudades para essa missão em nome das comuidades.

    Um abraço a todos indios e ñ indios.

  5. Acho justo a reinvidicação da comunidade indigena Pataxo Ha Ha Hãe.As autoridades governamentais tem que tomar com urgencia providencia no sentido de reestabelecer o atendimento da saude dos indios.Ate o momento so ouvimos promessa.Muita conversa e nada de concreto.Os indios merecem respeito.

  6. cader os respeito dos gorvernates deste pais com a saude nas arias indigena? la fora eles fala que os indios todos esta vivo,mais a qui todos os indios dono desta mãe terra esta morredo junto com a mãe natureza, nos indios tivemos a uma grade farmacia de ervas natural tradicional nos robaro, hoje eles nos mata o que a inda resta,que estis ladrosnos robaro nossos medicamentos que a mãe terra nos davam ao meu povo,hoje nos perdimos as outras alturidades de outros pais para nos vier nos sauvar a mãe terra.hoje foi enterrado uma india por fanta da a sistecia da funasa, e a funai que hoje a funai ela é fiscal de ver as miseria que aconteçe nas aldeia o que esta acontercendo nasaldeia indigena ou o ministerio da saude, mais uma das india por fanda do atedimendo da saude deste pais um dos nosso terror com a saude deste pais com as comunidades indigenas,mim descupa o meu escrever mais eu falo é a simm.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here