Pataxó Hãhãhãe dançando o Toré na Prefeitura

Desde ontem nós indígenas da comunidade Pataxó Hãhãhãe, ocupamos a prefeitura de Pau Brasil-Ba. O Principal motivo que nos levou a essa ação é a grandes dificuldades e as péssima condições da estradas de nossa aldeia. O gestores do município tem feito pouco de nosso sofrimento. Então existe um ditado que diz: “quem tem sua dor é que geme” e exatamente isso que nós indígenas estamos fazendo aqui em Pau Brasil.

Prefeito de Pau Brasil Antonio Prado em Reunião com os Indios

Só vamos sair depois que tivermos um resultado de nossa manifestação. Hoje por volta das 10horas o prefeito de Pau Brasil Antonio José do Prado fez uma reunião com uma pequena comissão de lideranças indígena, o mesmo disse que no momento só pode é amenizar os buracos das estradas… e ainda disse que a comunidade não precisaria fazer essa manifestação…

Pataxó ocupa a PrefeituraAs lideranças falou com ele que a muito tempo que vem tentando um acordo para consertar as estradas, mais o mesmo Prefeito não tem dado a atenção que merecemos. A comunidade indígena vem sendo descriminados nesse município. E a comunidade só vai desocupar a prefeitura depois que as maquinas estiverem  nas estradas trabalhando.

Pedimos que o governo do estado possa fazer algo por nós já que esse até o momento não tem dada atenção que as comunidades indígena merecem.

Ontem a noite aconteceu uma seção com os parlamentares do município, aonde os mesmo falaram por uma só voz, que essa cidade está abandonada pelo o prefeito e que não é só as estrada da aldeia que está ruim, mais todas as estradas da zona rural de nosso município. Então os vereadores chamaram a comunidade indígenas e se colocaram a disposição ajudar os indígenas e que seria muito importante que a população do município pudessem o medo e chegasse juntos com os índios Pataxó Hãhãhãe. Os vereadores afirmaram ainda que nunca no município de Pau Brasil teve uma seção tão importante e emocionante como essa, com a comunidade indígena.

As lideranças da comunidade estão dispostas a permanecer com a comunidade até que se resolva essa situação.

Indiosonline de Água Vermelha

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
A muito tempo lutando em prol do Povo indígena do qual faço parte, até ameaças de morte já recebi. Mas não me calo! pois os espíritos de meus antepassados está comigo. E a proteção de Tupã.

6 COMENTÁRIOS

  1. Acho certa esta manifestação do nosso povo indigena, desde quando estamos em um pais democratico e não ditador, seria este o momento de repensar a situação de um povo que vem sendo sofrido massacrado e persseguido pelos brancos donos de terra e por politicos descompromissados com o povo indigena.
    Parabens amigos, tem que ser assim mesmo, colocar boca no trombone, e se n houvesse a manifestação nada seria feito.
    Fiquem atentos, de olho nele as eleições estão vindo daqui a poucos dias e vamos ver quem realmente merecem nossos voltos.

    Parabens, eu acredito em voces.

  2. É assim mesmo que se faz, enquanto cruzarmos os braços e aceitarmos tudo q é nos imposto, que nos é colocado enquanto sujeito, jamais teremos a chance de mudar esse país!!!
    Parabenizo aos ideializadores de todas as ações que buscam melhorias coletivas, pois vivemos em um país que só há hesperança de mudanças se deixarmos de sermos individualistas, unindo forças rumo a busca de um país de respeito, onde os direitos são UNIVERSAL.

  3. EM PRIMEIRO LIGAR QUERO PARABENIZAR OS GRANDES GUERREIROS QUE UNIDOS VENCERAM TODAS REIVIDICAÇÕES FEITAS DE FORMAS INTELIGENTE E PACIFICA, MAS… O QUE MIM DEIXA INDIGNADO , O PREFEITO DIZER QUE Ñ TINHA NESCEDIDADE A MANIFESTAÇÃO, AGORA FICA UMA PERGUNTA Sr.PREFEITO PRECISAVA DO QUE??? DE PUXAR O SACO, DE FICAR HUMILHANDO EM PORTA DE PREFETURA DE OUVIR MENTIRAS???..OS VEREADORES, DEZER QUE A CIDADE ESTÁ ABADONADA CADÊ O INSETIVO DE TODOS, OU SÃO LEIGOS A ESSE PONTO.. TEM QUE EXIGIR DO PREFEITO AS PRESTAÇÕES DE CONTAS DO MUNICIPIOS, ONDE ESTÁ SENDO APLICADOS O DINHEIRO DO POVO, É DIREITO DE TODOS OS CIDADÕES TER CONHECIMENTO E OBRIGAÇÕES DE VCS VEREADORES REPASASAR PARA O POVO…EU FICO MIM PERGUNTANDO SE OS PROJETOS SÃO PASSADO PELA CAMARA MUNICIPAL O PREFEITO Ñ FAZ NADA SOZINHO SEM O AVAL DA CAMARA, E OS VEREADORES DIZ UMA BESTAIRA DESSAS QUE “A CIDADE ESTÁ ABANDONADA” ESTÃO REUNE COM O POVO E CASSA O MANDATO DO PREFEITO…EU Ñ VOU INCLUIR O VEREADOR GERSON DE SOUZA MELO…O QUE SE DIZ LIDER PALAMETAR DOS PATAXÓ HÃ-HÃ-HÃE, PQ ESTE É SEMI-ANALFABETO Ñ É CONHECEDOR DAS LEIS E NÃO REIVIDICA NADA PARA A COMUNIDADE,SE O MESMO TIVESSE ENTERECE DE FAZER ALGO PARA SEU POVO COM CERTEZA Ñ ESTAVA ACONTECENDO ESTE TIPO DE MANIFESTAÇÃO JÁ QUE O MESMI DIZ SER AMIGO PARTICULAR DO GOVERDADOR JAQUIS WAGNER, PELO O CONTRARIO FICA É CRIANDO PROBLEMAS DENTRO DA COMUNIDADE, DENEGRINDO A IMAGEM DOS VERDADEIROS LIDERES, JÁ AGREDIO FISICAMENTE LIDERANÇAS..O CASO DA CACIQUE “ILZA RODRIGUES” QUE ELE ACUSOU DE ADULTÉRIO,UMA MULHER QUE SEMPRE LUTOU E DEFENDEU SEU POVO…

    SÓ QUERO LEMBRAR A TODOS QUE O MESMO ESTÁ TRAZENDO O NOME DE “VALMIR ASSUNÇÃO” PARA REGIÃO… O QUE VALMIR ASSUNÇAO FEZ EM NOSSOS BENEFICIOS???? VAMOS SÓ RELEMBRAR QUE OS VALE-SEXTAS QUE VALMIR ASSUNÇÃO LIBEROU PARA O VEREADOR GERSON ELE PEGOU EM NOME DA COMUNIDADE PATAXÓ HÃ-HÃ-HÃE E RESPONDE SOBRE ISSO, PQ FOI DENUNCIADO, COMO O CASO DAS 400 SEXTA- BASICA QUE ESTÁ ESTOCADA NO SEU PODER PARA FAZER MEDIAS COM O POVO PRA VER SE RECONQUISTA A CONFIANÇA, SÓ QUE DESSA VEZ O POVO ESTÁ ESPERTO, FORAM 06 ANOS ATÉ UM TRATOR PROMETIDO A MUITO TEMPO Ñ FORAM LIBERADO DEVIDA A AMBIÇÃO DO VEREADOR GERSON, COMO É O CASO DOS TANQUES DE REFRIGERAÇÃO, NÓS FOMOS OS UNICOS INDIOS QUE NÃO FOMOS BENEFICIADOS NESSE GOVERNO JAQEUS WAGNER, DEVIDO OS REPRESENTATES SEREM INCOMPETENTE E SÓ PENSAR NO SEUS ENTRESSES PROPRIOS, EU DEIXO AQUI MEU DESAFIO, QUERO QUE O MESMO MIM APONTA NOMES COM COMPROVANTES DE DOCUMENTOS PESSOAIS DE SUA COMUNIDADES “INDIOS” APOIANDO O MESMO COMO CACIQUE SENDO QUE SAI DIZENDO QUE TEM 80% DO POVO NÃO ACEITO REALAÇÃO DE “Ñ INDIOS” EU CONHEÇO TODOS, EU GARANTO QUE Ñ TEM 20% DA COMUNIDADE E A MAIOR PARTE NÃO SÃO INDIOS, SÃO PESSOAS CADASTRADAS QUE O MESMO CADASTROU NA ELEIÇÃO ANTERIOR EM TROCA DE VOTOS… ESSES PÓLITICOS SÃO ACOSTUMADO A ACREDITAR NAS MENTIRAS DO VEREADOR GERSON, HOJE QUEM NÃO ACREDITA MAIS NELE É A FUNAI, A MORAL DELE ACABOU, PQ AGORA TEMOS UM PRESIDENTE QUE VEI PARA MORALIZAR O ORGAM,E SABE MUITO BEM QUEM É O MESMO… ASSIM PODERIA FAZER ESTE POLITICOS QUE ACREDITANDO NAS MENTIRAS DO GERSON, COMO FEZ O COMPANHEIRO “VALTER PINHEIRO” VER SE ELE QUE PAPO COM O GERSON, ISSO PQ O VALTER PINHERIO É UM POLITICO SÉRIO, NÃO GOSTA DE ATRAPALHADAS…EU FAÇO ESTE DESAFIO E DIGO MAIS SE O MESMO PROVAR COMO ESTOU EXIGINDO EU RETIRO ISSO QUE EU FALEI, A VOU PARTIR PRA OUTRAS, PQ ISSO É CAFÉ PEQUENO E Ñ CHGA 1% DAS INREGULARIDADES E FALCATROA PRATICADO PELO O MESMO…E ESTOU OTIMISTA COM ESSE PEOJETO DA LEI SECA, FOI A MELHOR COISA QUE FOI CRIADO, PQ NA PROXIMA O MESMO Ñ VAI CONCORRER MAIS NADA, O MESMO NÃO SE ENQUANDRAR NO MEIO DOS POLITICOS FIXAS-LIMPAS.

    QUERO DEIXAR O MEU RECADO SEI QUE TEM PESOA QUE Ñ VÃO GOSTAR MAS CHEGA DO MEU POVO ESTÁ SOFRENDO NA PELE E NÓS FICARMOS DE BOCA CALADAS, PARA DAR BOA VIDAS PARA GERSON E SUA CABADAS…TEMOS CONHECIMENTO DO NOSSOS DIREITOS E SAMOS OS VERDADEI FILHOS DA TERRA. MEU POVO NÃO VEIO DE FORA SAMOS NATIVOS DALI MESMO.

    QUERO DEIXAR O MEU ABRAÇO PARA MEUS PARENTES INDIOS ENÃO INDIOS…

  4. nós que somos da cidade temos que amar e respeitar os indios da nossa cidade por que naum há diferença,nós somos humanos e os índios tambem são,eles são folhos de DEUS e nós tambem eu Ravenna Anders que moro e, pau brasil digo:

    ´respeitem os indios por que eles foram os primeiroa a habitar aqui
    RAVENNA ANDERS
    PAU BRASIL
    11 ANOS

  5. SOU CIDADÃO DE PAU BRASIL. CONHEÇO BEM A HISTORIA DE MINHA TERRA. OS PATAXÔS SÃO OS VERDADEIROS DONOS DAS TERRAS DE AGUAS VERMELHAS. SÃO APENAS 06 LÉGUAS DE ESTRADA (18 KMS) DA SEDE DO MUNICÍPIO ATÉ O DISTRITO DE AGUAS VERMELHAS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here