A comunidade Pataxó Hãhãhãe está bastante otimista, e passando por um momento de muitas dificuldades. Em nossa região o clima está bastante tenso, as famílias indígenas estão comendo de sair para ir até a cidade, pois os pistoleiro estão ameaçando de colocar tocaio para matar índios. Aqui todas ações sociais estão paradas, a Escola não está tendo aula,  A saúde os funcionários estão com medos de vim trabalhar, por motivo do dia 16 desse mês um funcionário foi agredido pelos os fazendeiros, o motorista da SESAI, que carregava água para abastecer a aldeia do Caramuru. hoje as famílias indígenas já estão sofrendo por falta de água para beber, pessoas doentes não podem sair da aldeia para cuidar da saúde.  inclusive o motorista que foi espancado por fazendeiros em uma barreira feito na entrada do municipio de Pau Brasil não quer mais trabalhar aqui. Na aldeia todos estão preocupados, com a seguranças, Embora a policia estão fazendo ronda, mais até agora nenhum pistoleiro foi desarmado. e andam tranquilamente pelas as ruas da cidade a procura de lideranças indígenas.

Na região de Rio Pardo os Pataxó retomaram todas as fazendas, mas os fazendeiro se organizaram e contrataram uma melícias fortemente armada para espulsar os indios. no dia 21 foi um desesperos.Os índios tiveram de correr para não ser atingido por balas disparadas por pistoleiro de fazendeiros.  E ainda vem pedido de  prisão preventiva para 30 pessoas entre lideranças indígenas e fazendeiro. O comodante da policias deixou  claro que só iria ocupar as fazenda depois do julgamento, índio ou fazendeiro. que está previsto para o próximo mês dia 09.

Aqui no Brasil os índios é visto como o zero a esquerda. Os donos da terra é massacrado, no tempo dos colonos eramos 5 milhões  e hoje somos apenas 750 mil indígenas. Lutamos pelo um pedacinho de chão que foram demarcado para nós, e essa tal de demarcação significa separa um pequeno pedaço de terra e dizerem ali é dos índios. Os ambiciosos latifundiário não ficaram satisfeitos e resolveram tomar os restinho de nossa terra, invadir essas pequenas áreas demarcadas… matando os nossos antepassados e criando falsos títulos de posse de terra. Que governo injustos!

Os índios Pataxó Hãhãhãe, desde o inicio do ano que vem fazendo RETOMADAS, a maioria das fazendas se encontram em estado de abandono e desmatamentos. A nossa ocupação do territórios, foi inesquecível, os índios idosos ficaram triste ao verem tanto desmatamento, córregos secos… grandes áreas descoberta sem árvores…Teve um índio que disse: ” depois que tomarmos todo o território não terá mais cerca, e as árvores vão surgir, um dia isso vai virá uma floresta novamente,… aqui vamos encontrar as caças, que é um alimento saudável para alimentar as nossas famílias. Ao contrario dos fazendeiros que desmatam e matam a floresta para criar gado. O índio gosta é de comer um peixinho, de comer um tatu, uma paca, um jacaré, e na mata e achar um remédio para a enfermidade… a carne de caça não tem vacina e é saudáveis, e existindo a floresta elas vão produzirem em abundancias…” Esse é o sonho de nossos parente idosos, que buscam transmitir para o seu filhos, a importância de cuide da natureza, por prova disso as áreas retomadas que está na posse dos índios a mais de dez anos, já melhorou bastante a vegetação e muitos animais silvestre tem aparecido.

Essa terra tem donos e é os Pataxó Hãhãhãe, não invasão e sim Retomada! vamos ter o nosso território de volta com o apoio de todas as pessoas que defende a causa do mais oprimidos!!!

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
A muito tempo lutando em prol do Povo indígena do qual faço parte, até ameaças de morte já recebi. Mas não me calo! pois os espíritos de meus antepassados está comigo. E a proteção de Tupã.

1 COMENTÁRIO

  1. A policia deveria estar fazendo a segurança dos carros PIPA, dos onibus ESCOLARES e de toda a população!
    Muita injustiça é que 3.000 indígenas e 10.000 vizinhos dos mesmos estejam em pleno TERROR pagando a ambição de 04 ou 05 grandes latifundiarios que se perpetuam explorando a terra e os filhos da terra.
    A gente escuta de mandato de prisão contra indigenas que lutam pelos seus direitos; mas a gente não escuta nunca que ESTEJA se investigando criminalmente os MANDANTES DE PISTOLEIROS, os poderosos que desmatam e matam!
    Cade a justiça?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here