Essas parteiras dedicam parte de suas vidas acompanhado e cuidando das gestantes durante a gravidez, o parto e o pós- parto.

Trabalham principalmente com os conhecimentos tradicionais indígenas que incluem o uso de ervas e o parto em domicílio, preferido por muitas indígenas, podem contar com o apoio, carinho e paciência das parteiras.Esse parto foi realizado pela parteira Maria das Dores, dia 07/10/07,na aldeia de Brejo dos Padres, ela já vem trabalhando na aldeia a mais de 20 anos e tem centenas de partos realizados na aldeia e nas cidades visinhas. Essas parteiras há um ano estam realizando encontros mensais para troca de conhecimentos, além de capacitação para o reconhecimento das gestantes de risco e das possíveis complicações no parto. Muitas parteiras e a prendizes são também técnicas e agentes de saúde.

E esta acontecendo um fato muito bonito que é a participação de novas parteiras, que por admirarem o trabalho das veteranas, se interessaram pelo oficio, que na verdade é o mais bonito que existe, pois não é todo mundo que tem a honra de participar e de ajudar uma mulher da à luz.
Bom estes são links de matérias relacionadas com o assunto seria muito interessantes que vocês dessem uma olhada

CANTAR E DANÇAR O TORÉ

A GRANDEZA DO RIO

seu comentario é de extrema importancia

Lucianopank
luciano.indiosonline@gmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Luciano: Gostaria muito que voce marcasse um CHAT com alguma dessas parteiras tradiconais… Eu particularmente sempre fui curioso sobre isso e dou a maior força….. Agora estou esperando meu bebe nascer…..e o tema me TOMA POR COMPLETO… Por mim….marque vários CHAT…inclusive….embora nao estarei fazendo meu parto ai..adoraria saber dicas sobre RESGUARDO…..tipos de alimentacao..habitos…roupas..para bebe, mae e pai!!!!!

  2. OLÁ QUERIDO PARENTE LUCIANO! PAREBÉNS POR ESSA LINDA HOMENAGEM E RECONHECIMENTO DE NOSSAS SAGRADAS PARTEIRAS, EU TIVE A OSADINHA DE FALAR UM POUCO SOBRE O TRABALHO DAS NOSSAS PARTEIRAS NO NOSSO BLOG AQUI EM SÃO PAULO.
    É MUITO GRATIFICANTE E ORGULHO DE TERMOS AINDA ELAS DANDO CONTINUIDADE NAS NOSSAS TRADIÇÕES.
    AINDA MAIS QUANDO SE FALAMOS DE TRAZER ATRAVÉS DA AJUDA AS MÃES NOVOS PARENTES PARA ESSE MUNDO DESIGUAL, MAIS TODOS NÓS ESTAMOS SUJEITOS A PARTICIPAR DA VIDA DESSE MUNDO, EMBORA COM TANTA DIFICULDADES ESTAMOS SEMPRE LUTANDO POR NOSSOS IDEAIS.PARABÉNS MAIS UMA VEZ, E DEIXO AQUI MEU RECADO PARA ESSE POLÍTICOS CORRUPTOS.

    “COM A BORRACHA DA NEGLIGENCIA E DA CORRUPÇÃO, APAGAM DO PAPEL NOSSOS DIREITOS CONSTITUCIONAIS.
    MAS, COM O LÁPIS DA SABEDORIA E DA ESPERANÇA ESCREVEMOS NOSSA HISTÓRIA CADA VEZ MAIS FORTE, COM A CULTURA, CRENÇA, DIGNIDADE E TRADIÇÃO. ISSO PODE TER CERTEZA QUE NUNCA APAGARÃO!”
    EDCARLOS PEREIRA DO NASCIMENTO – PANKARARÚ

  3. Sempre ouço falar desta trabalho, mas nunca li algo com esta linguagem. Se alguém tão próximo, que consegue perceber e valorizar a beleza e importância de tudo isto.
    Não deixem o tema de lado, falem sempre que possível. A idéia de um chat é muito boa!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here