Essas parteiras dedicam parte de suas vidas acompanhado e cuidando das gestantes durante a gravidez, o parto e o pós- parto.

Trabalham principalmente com os conhecimentos tradicionais indígenas que incluem o uso de ervas e o parto em domicílio, preferido por muitas indígenas, podem contar com o apoio, carinho e paciência das parteiras.Esse parto foi realizado pela parteira Maria das Dores, dia 07/10/07,na aldeia de Brejo dos Padres, ela já vem trabalhando na aldeia a mais de 20 anos e tem centenas de partos realizados na aldeia e nas cidades visinhas. Essas parteiras há um ano estam realizando encontros mensais para troca de conhecimentos, além de capacitação para o reconhecimento das gestantes de risco e das possíveis complicações no parto. Muitas parteiras e a prendizes são também técnicas e agentes de saúde.

E esta acontecendo um fato muito bonito que é a participação de novas parteiras, que por admirarem o trabalho das veteranas, se interessaram pelo oficio, que na verdade é o mais bonito que existe, pois não é todo mundo que tem a honra de participar e de ajudar uma mulher da à luz.
Bom estes são links de matérias relacionadas com o assunto seria muito interessantes que vocês dessem uma olhada

CANTAR E DANÇAR O TORÉ

A GRANDEZA DO RIO

seu comentario é de extrema importancia

Lucianopank
luciano.indiosonline@gmail.com