Maria Dasdores da Silva de 41 anos, índia Pankararu, começou sua função de parteira na área indígena aos 21 anos de idade. E apesar da suas dificuldade para se deslocar da sua residência, nunca se negou a fazer um parto em qualquer lugar seja dia ou noite seja chovendo ou não, e às vezes não da tempo nem chegar em sua casa e já estão precisando dela em outra casa. Durante os três dias após o parto ela acompanha a mãe e a criança durantes esses dias. Dora a parteira como é conhecida em nossa etnia Pankararu. É uma mulher simples e humilde.
Para ter mais conhecimentos fez o curso de parteira na cidade de Arco verde, Pernambuco, em 92, e fez o curso de enfermagem em 92 também e auxiliar de enfermagem em 96 na capital de Maceió, Alagoas, e técnico de enfermagem em 2005, na cidade de Paulo Afonso; Bahia, na escola de enfermagem Carneiro do vale.
A tia de Dora, Dona Maria Francisca é conhecida como Chica Preta, uma parteira experiente, uma senhora de grandes conhecimentos de ervas medicinais para ajudar durante o parto sempre a aconvidava,dora para lhe acompanhar durante os partos. Quando ia fazer o parto das índias e assim ela foi aprendendo auxiliar no parto e foi gostando de ver uma criança nascer é uma das coisas mais linda da natureza é ver uma criança nascendo.
No dia 15 de dezembro de 2005. Dora parteira fez um parto na aldeia Brejo dos Padres. E hoje no dia da entrevista, dia 16 de dezembro tinha chegado na quele estante da aldeia jitó; que estava fazendo o parto, de dona Tereza Aceole de Oliveira, filha de Luiz caboco curandeiro; e de dona, Maria Luiza; rezadeira.
Dora parteira tem o maior carinho e respeito pelo todos seus filhos.Que ela ajudou a nascer e todos sejam moça ou rapaz, a ama a respeita até o ponto de lhe chamar de mãe.

REDIGIDO POR: SORAIA MARIA DE JESUS.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. PARABENIZO a Dona Maria Francisca que é conhecida como Chica Preta, que conseguiu ensinar sua arte e ofício de partejar para Maria das Dores da Silva, a Dora, que muito merecem parabéns e consideração, pois tiveram e têm a coragem e a boa vontade de cuidar das mulheres durante a gestação e parto, com os saberes tradicionais e também com a busca de informações e de estudos.
    Acredito nas parteiras tradicionais e tenho muita vontade de conhecê-las de parto e aprender com elas, pois sou enfermeira e gosto de fazer parto domiciliar, de algumas poucas mulheres daqui de Brasília-Distrito Federal.
    Gostaria de pedir informações sobre como conhecer a Dona Maria Francisca e a Maria Dasdores da Silva, a Dora, endereço e ou telefones para contato, pois minha família é de Pernambuco.
    Agradeço a DEUS pelas Parteiras Tradicionais!!!
    Dora e Dona Chica, se possível, quero muito conhecê-las e lhes transmitir meu carinho e admiração pelo saber feminino de partejar. Silvéria Maria

  2. OLA
    ESTOU DESEPERADA
    FIQUEI GRAVIDa ESTOU DE 1 MES AGORA E GOSTARIA SE SABER SE TEM ALGUM REMEDINHO PARA AJUDAR A DESCER A MENSTRUAÇÃO ENTENDE…PRECISO DE RESPOSTA URGENTE…
    OBRIGADA
    ESTOU AGONIADA
    ME ENTENDA POR FAVOR…
    PRECISO FAZER DESCER A MENSTRUAÇÃO DE QUALQUER JEITO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here