As danças e canções pertencentes à cultura da tribo Pankararu, localizada no Vale do São Francisco, no estado de Pernambuco, marcaram presença na III Aldeia SESC da Cena Comunitária, através do Projeto Interpretar. O grupo ministrou as oficinas de “Dança Indígena” e “Canções Indígenas” entre os dias 29 de outubro e 1 de novembro, além de apresentarem ao público danças e músicas ligadas à cultura indígena.

As aulas de “Dança Indígena”, que foram ministradas no Espaço Soneca, das 8 às 10h, levando ao conhecimento do público as tradições das danças religiosas, à essência nativa do povo brasileiro, além de resgatar e valorizar a história e cultura indígena, motivando os alunos a despertarem seus potenciais artísticos.

Também pela manhã, das 9 às 11h, na Sala de Música, aconteceu à oficina “Canções Indígenas”, que foi ministrada pelo músico Gean Ramos. O representante do povo Pankararu apresentou canções de própria autoria, com o objetivo de promover e divulgar a cultura indígena, através da música, inserindo de forma dinâmica, diversos aspectos importantes sobre a vida de um povo.

O Projeto Interpretar, desenvolvido há cerca de dois anos na tribo Pankararu, é uma iniciativa do músico Gean Ramos, e tem como objetivo, divulgar a cultura do seu povo, através de músicas que contextualizam a cultura local. A proposta visa estimular aspectos como cidadania, educação, cultura, meio ambiente, ética e lazer, por meio de composições que estimulam a reflexão sobre a cultura e os hábitos verdadeiramente brasileiros.

O público ainda teve a oportunidade de acompanhar a proposta em que os componentes do Projeto Interpretar fizeram uma pequena aula de dança, juntamente com os alunos das escolas municipais e estaduais presentes na Área de Lazer da instituição. Além da apresentação musical em voz e violão, de Gean Ramos, na terça-feira (30), às 14h, e ontem às 20h.

O cantor e compositor Gean Ramos, 27 anos, iniciou sua carreira no ano de 1998, em Brasília, percorrendo durante esse período diversas cidades do país. Atualmente o músico está à frente do Projeto Interpretar, divulgando e transmitindo a cultura Pankararu, além de apresentar suas composições através de shows, como ocorreu no ano passado, em João Pessoa, durante a abertura do show do cantor e compositor Zeca Baleiro. Gean Ramos estará lançando seu primeiro CD, na próxima quinta-feira (8), no teatro Ariano Suassuna, localizado no colégio Marista Pio X, a partir das 20h.

Gilvan:
Gilvan.pankarau@gmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

28 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here