Os “Encontros de horas atividades”, são realizados na ultima segunda feira de cada mês, e esse mês não foi diferente, e segunda feira dia 28 de novembro de 2005, foi realizado mais um encontro, na Escola Marechal Rondon, que é localizada na aldeia Serrinha.

As horas atividades, foi um mecanismo que os professores Pankararu, criaram, através da COEP “Central de Organização das Escolas Pankararu”, para debaterem os avanços e dificuldades que a educação diferenciada Pankararu sofre ao longo do tempo. Os temas debatidos nesse ultimo encontro dos professores, foi à evasão da EJA “Educação de Jovens e Adultos”, a importância da educação infantil, merenda escolar e a data que será realizado o 2° Jogos Escolares Indígenas Pankararu, e teve as presenças do cacique José Alto dos Santos e as lideranças: Atiã Fernando e Renatinho da Serrinha.
O primeiro ponto a ser discutido foi à evasão da EJA, que é a maior preocupação dos professores nos dias de hoje, e um grande fator das evasões é o não envio de materiais didático, como cadernos, caneta, lápis e borracha e a péssima qualidade da merenda escolar, que hoje é enviada pela Secretária de Educação de Recife – PE. E por esse motivo muitos alunos deixam de freqüentar as aulas, pois a maioria deles são trabalhadores rurais e não tem renda nenhuma, e só vão para escola para adquirirem um suplemento da alimentação (atenção…nao podemos disser que vao para escola só pela comida…….cuidado), que eles encontrão em suas casas. E a questão da merenda escolar que foi o segundo ponto a ser discutido, é que a secretária esta enviando alimentos pré-prontos, como sopas, arroz e um mungunzá doce, que alem de ser em baixa quantidade, ninguém consegue comer, pois o gosto é horrível. (porque a merenda da cidade é melhor.? Essa matéria gente vai mandar para o MEC, kleber,,,tem que caprichar!!!..detalhar mais )…O terceiro ponto a ser discutido foi à importância da educação infantil, que detectaram como um grande reforço, para a iniciação dos alunos, no ensino fundamental um.
E para encerar as discussões, foi decidido quando e onde será realizado o 3° Jogos Escolares Indígenas Pankararu, que será nos dias 18 e 19 de dezembro do decorrente ano nas aldeias Brejo dos Padres e Saco dos Barros, e terá a abertura no dia 18 com a apresentação cultural Pankararu de cada escola indígena de nosso povo, e terá também as seguintes modalidades esportivas: Luta dos Guerreiros Pankararu, Puxada do Cipó, Bate Gancho, Arco e Flecha, Arremesso de Lança, Futebol de Salão, Futebol de Campo, Vôlei de Praia, Corrida de 100m e Corrida de 2.000m. O cacique José Alto, disse também que iria apoiar os professores, na luta por uma educação de qualidade para nosso povo, e também iria ajudar os professores na elaboração de um documento, para ser entregue a secretária, solicitando providencias encima dessa problemática discutida nesse ultimo encontro. E para encerrar esse encontro a liderança Atiã cantou três tores, para todos que estiveram presentes dançarem.

Matéria de Solange Monteiro dos Santos.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. preciso muito de uma ajuda ,pois estou tendo muita dificuldade de encontrar assuntos teórico que fale sobre evasão na eja,caso tenha favor enviar, grato.

  2. estou fazendo minha monografia sobre a educaçao escolar infantil pakararu,no sistema nacional de ensino, material q fale sobre educação infantil indigena me ajuaria muito.

    obrigada !

    Márcia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here