Um Adolescente que nasceu nas terra Pankararu, lugar belo de se
morar, minha Tribo tem povo de costumes bonitos, ritos e danças tradicionais, por fazer parte dela e das belezas que minha nação tem, fico muito orgulhoso.

Essa Aldeia muitos vem conhecer, gente de fora como os turista e outros, mas na verdade não pode porque quando vem um não índio pra dentro da nossa nação, muitos deles carregam nossas estórias pra quando chegarem lá vender e ganharem encima do que não é deles. Então nós que sabemos, o índio mesmo é quem tem que contar para eles o que deve e que não deve ser contado, por que não são todas as histórias que podem ser contadas, só o índio sabe. Que nem vocês viram que quando perguntavam quem descobriu o Brasil todos falavam que foi Pedro Álvares Cabral. Mas na verdade não foi, foi nós os próprios índios quem a muito, já habitava essa maravilhosa terra que hoje é conhecida como Brasil.

Pois é isso! temos que acordar com tudo isso, dá pra ver que eles só verem um pouco da nossa história e faz um livro. Nesse ponto de vista dos mas idosos ou quer dizer, eles não mostrava difícil quando mostrava para qualquer um desses agora índio casar com branco e ai vai se misturando as raças o índio vai perdendo a quele sangue. Fico triste também por nós Pankararu, termos perdidos mais da metade da nossa língua nativa, que era nosso linguaja.
Queríamos muito que viessem alguns estudiosos, para tentarmos pesquisar a nossa língua, que não foi totalmente esquecida, e que ainda é falada por alguns sabios Pankararu e é cantada principalmente nos nossos cantos tradicionais. Para assim, ensinarmos as nossas geração futura. só quero melhor para meu povo Pankararu.

aratykumpank@yahoo.com