Um Adolescente que nasceu nas terra Pankararu, lugar belo de se
morar, minha Tribo tem povo de costumes bonitos, ritos e danças tradicionais, por fazer parte dela e das belezas que minha nação tem, fico muito orgulhoso.

Essa Aldeia muitos vem conhecer, gente de fora como os turista e outros, mas na verdade não pode porque quando vem um não índio pra dentro da nossa nação, muitos deles carregam nossas estórias pra quando chegarem lá vender e ganharem encima do que não é deles. Então nós que sabemos, o índio mesmo é quem tem que contar para eles o que deve e que não deve ser contado, por que não são todas as histórias que podem ser contadas, só o índio sabe. Que nem vocês viram que quando perguntavam quem descobriu o Brasil todos falavam que foi Pedro Álvares Cabral. Mas na verdade não foi, foi nós os próprios índios quem a muito, já habitava essa maravilhosa terra que hoje é conhecida como Brasil.

Pois é isso! temos que acordar com tudo isso, dá pra ver que eles só verem um pouco da nossa história e faz um livro. Nesse ponto de vista dos mas idosos ou quer dizer, eles não mostrava difícil quando mostrava para qualquer um desses agora índio casar com branco e ai vai se misturando as raças o índio vai perdendo a quele sangue. Fico triste também por nós Pankararu, termos perdidos mais da metade da nossa língua nativa, que era nosso linguaja.
Queríamos muito que viessem alguns estudiosos, para tentarmos pesquisar a nossa língua, que não foi totalmente esquecida, e que ainda é falada por alguns sabios Pankararu e é cantada principalmente nos nossos cantos tradicionais. Para assim, ensinarmos as nossas geração futura. só quero melhor para meu povo Pankararu.

aratykumpank@yahoo.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. É isso mesmo irmão, muitas pessoas não indias vem para nossa aldeia só por interesse próprio, isto é, para vender os nossos conhecimentos. Seria bom que as coisas que existem dentro de nosso povo, só poderia ser comentado ou gravado por nós mesmos, sendo ainda permitido por nossas lideranças. Mas ninguém aqui se preoculpa com esse problema.

  2. A nosa cultura é um patrimonio de todos pankararu, contudo, o problema de gravar e levar material da aldeia virou caso sério. Todo mundo de fora que chega na aldeia quer algum tipo de material da nossa cultura e consegue facilmente, pois ha sempre uma pessoa para dá um jeitinho de conseguir. O que pode ser feito é o indio que vê uma pessoa de fora coletando algum material na aldeia seja ele de caracter grafico ou vejetal deve comunicar a lirança para que eles tome medidas cabiveis para garantir a preservação da nossa cultura.

  3. È nossa cultura é bem espesificada e cheia de coisas legais.Precisamos sim de um processo mais elavante enquanto a nossa cultura tomar atitudes não muito dragicas mais sim ´pra ajudar a preservar mais nossa crenças do nosso povo.
    Temos que ajir o mais rapido pra começar a resgatar raizes.!!
    sei que não é facil mais aos poucos vamos comseguir fazer o nosso povo ser mais respeitado.

    Temos que saber o quanto é importante nossos saberes.Temos que tomar muito cuidado dessas pessoas brancas que querem se aprocimar da gente pois eles só querem mesmo é acabar com nossa cultura.!
    Temos também muitas coisas legais sitada pelo companheiro da materia.
    Muito legal mesmo tá de parabéns!

    Aislan Felipe Bisneto da ìndia mais velha do Brasil e da aldeia pankararU!
    107 anos!!Maria Cota!

  4. Eu sou Genildo Pankararu,Engenheiro Agrônomo Formado pela UFT-Universidade Federal do Tocantins.Parente bem lembrado não devemos ensinar tudo de nossa cultura para os Brancos,temos que nos ocultar em nossas tradicões e costumes.Eu quero fazer um convite aos parente que queiram de fato fazer um curso superior com cotas de vagas de, com duas vaga em cada curso oferecido pela UFT.Vestibular no final do ano, temos moradia e 300,00 para os cursos integral,mais temos que infrentar as barreiras discriminatória não é tão difícil eu venci.(63)3315-0519-9964.9003, espero respostas dos pankarau guerreiro como eu.
    Abraços…

  5. Entyrem em contacto comigpara fazerem vestibular no Estado do Tocantins na Universidade Federal,com cota de vagas e ajuda de custo ,pessoas responssaveis.

    (63)9964-9003, 3315-0519

  6. tambem faço parte desse povo dessa nação embora estou longe mas meu coração esta sempre ai pois tambem tenho orgunho de ser pankararu

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here