No ultimo dia 30 de janeiro de 2007, oito índios Pankaru ligado ao projeto de revitalização de ervas medicinais e nascentes, se deslocaram ao povo Funil-ô, que fica localizado no município de Águas Belas-PE. Com a intenção de trocar experiências, a respeito de praticas medicinais tradicionais indígenas, pois os Funil-ô executam já a cinco anos, um projeto semelhante aos de Pankararu.

E o projeto dos indígenas de Águas Belas, se denomina de Oficina de Plantas Medicinais para o Povo Funil-ô, e através dessa visita os Pankararu, aproveitaram muito a experiência dos parentes, pois os mesmos já vem atuando nessa área já um bom tempo. E levando em consideração, que em Pankararu esse tipo de projeto é novo, e vai começar a ser executado a partir de março de 2007, até porque a preocupação a respeito, do meio ambiente é mundial, e também os povos indígenas do Brasil, que ultimamente anda se intoxicando, com medicamentos químicos.
E até em alguns casos, esquecendo de suas tradições em medicina alternativa, e por essas e outras, que esses dois projetos tão semelhantes e distintos, se torna uma esperança, na preservação de uma cultura tão especifica entre os povos indígenas.
A esperança desses dois povos, é que essas iniciativas, sirvam de exemplo para os outros povos indígenas do Brasil, até porque a FUNASA com um convenio ao Banco Mundial, criou o VIGISUS, que é um programa que financia esse tipo de iniciativa, dos povos indígenas. Com o objetivo, que os povos indígenas voltem a utilizar suas praticas medicinais tradicional, pois o consumo de remédio químicos, entre os povos indígenas está sendo uma preocupação nacional, pois o uso abusivo dos mesmos acaba causando, grandes danos a saúde.
Sabemos que essa visita dos Pankararu aos Funil-ô, não foi em vão e que o projeto desses dois povos, seja um sucesso e sirva para futuras gerações.

Alexandre Pankararu
e-mail: alex@indiosonline.org.br