No ultimo dia 30 de janeiro de 2007, oito índios Pankaru ligado ao projeto de revitalização de ervas medicinais e nascentes, se deslocaram ao povo Funil-ô, que fica localizado no município de Águas Belas-PE. Com a intenção de trocar experiências, a respeito de praticas medicinais tradicionais indígenas, pois os Funil-ô executam já a cinco anos, um projeto semelhante aos de Pankararu.

E o projeto dos indígenas de Águas Belas, se denomina de Oficina de Plantas Medicinais para o Povo Funil-ô, e através dessa visita os Pankararu, aproveitaram muito a experiência dos parentes, pois os mesmos já vem atuando nessa área já um bom tempo. E levando em consideração, que em Pankararu esse tipo de projeto é novo, e vai começar a ser executado a partir de março de 2007, até porque a preocupação a respeito, do meio ambiente é mundial, e também os povos indígenas do Brasil, que ultimamente anda se intoxicando, com medicamentos químicos.
E até em alguns casos, esquecendo de suas tradições em medicina alternativa, e por essas e outras, que esses dois projetos tão semelhantes e distintos, se torna uma esperança, na preservação de uma cultura tão especifica entre os povos indígenas.
A esperança desses dois povos, é que essas iniciativas, sirvam de exemplo para os outros povos indígenas do Brasil, até porque a FUNASA com um convenio ao Banco Mundial, criou o VIGISUS, que é um programa que financia esse tipo de iniciativa, dos povos indígenas. Com o objetivo, que os povos indígenas voltem a utilizar suas praticas medicinais tradicional, pois o consumo de remédio químicos, entre os povos indígenas está sendo uma preocupação nacional, pois o uso abusivo dos mesmos acaba causando, grandes danos a saúde.
Sabemos que essa visita dos Pankararu aos Funil-ô, não foi em vão e que o projeto desses dois povos, seja um sucesso e sirva para futuras gerações.

Alexandre Pankararu
e-mail: alex@indiosonline.org.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Alex eu gostei muito de sua materia e espero que esse projeto continue porque só assim vai muito bom pra nosso povo e que essa planta medicinais traga saúde porque estamos precisando muito.

  2. Que ótimo, o Vigisus chegar até Pankararu, e que bom os parentes Fulniô estarem passando sua experiencia para voces….é uma iniciativa muito boa da FUNASA e do Ministério da Saúde, de valorização das práticas de saude tradicionais indígenas!

  3. Parabens pela materia e pelo esse grande projeto que vcs Pankararu tem em sua aldeia etb quem fez esse projeto assim vcs tem suas verdadeira cura assim como Deus permitem a cura dos brancos tb estao sempre com a cultura tradicional de vcs.
    abraços

  4. É isso aí parente vamos valorizar nossas ervas medicinais,nossa sabedoria que nos é passsada de geração em geração ,não vamos deixar que morra vamos na busca de preservá-la.
    Amei sua maréria e a idéia é essa mesma.
    Também achei muito bom a relação de amizade dos povos ídigenas como é o caso de funi-ô e pankararu e.etc

  5. tanto gostei do trabalhos sobre saude, como mostra o a preocupação destes com as ervas e sua importancia na natureza, também só agora aos cincoenta e cinco anos de idade descobri a minha descendencia Funil-ô, sou aluno de História da Unisantanna-SP.

  6. tanto gostei do trabalhos sobre saude, como mostra o a preocupação destes com as ervas e sua importancia na natureza, também só agora aos cincoenta e cinco anos de idade descobri a minha descendencia Funil-ô, sou aluno de História da Unisantanna-SP.

  7. tanto gostei do trabalhos sobre ervas como da preocupação destes povos com a natureza. só agora aos cincoenta e cinco anos descobri minha origem Funi-ô

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here