Com o interesse de trocar conhecimentos, entre duas culturas diferentes, mas com os mesmos propósitos, o Srº Ardaga que se alto denomina uma pessoa do mundo, pois para ele o mundo não tem fronteiras, e o Grupo Maria Bonita de Lençóis – BA. O Grupo Maria Bonita, com o acompanhamento de Ardaga, tem o objetivo, de levar a alto estima, para mulheres negras e pobres, pois são alvos de preconceitos e descriminações, de uma

sociedade que com o passar dos tempos, ainda não mudou um comportamento do tempo da escravidão. E a realidade do Grupo Maria Bonita, não é diferente da realidade dos povos indígenas do Brasil.
Que também, através da mídia sensacionalista, que ao longo dos tempos, sempre condenou os povos indígenas, como preguiçosos e incapazes. E através dessas semelhanças, de descriminações e preconceitos, o povo Pankararu teve a honra de em cinco dias, estar compartilhando, suas experiências com o Grupo visitante.
Mas alem de trocarem experiências, ouve vários passeios pelas matas Pankararu, que deu a perceber o respeito do Pankararu e o Grupo, tem com a Mãe Natureza, e também com os, mas velhos e as crianças. Então ficou clara, que através de tantas descriminações, que faz parte do cotidiano, dos dois Grupos também existe muita luz e felicidade. E por isso o povo Pankararu, acredita que esse encontro, foi de muita importância no movimento social, pois quando pensamos que somos minoria se nos afastamos e perdemos forças, na luta pela melhoria da qualidade, de vida dos menos favoráveis sócias.
E entenderam que unidos, não somos minorias e sim maioria, perante a sociedade capitalista que comanda os nossos pais, que na verdade corresponde um pouco mais de 20% da sociedade Brasileira, então na verdade a minoria são eles e não nós.
E se parar-mos para pensar e nos unirmos, tomaremos conta de nosso país, e derrubaremos aqueles que comandam, nosso país sobre as ordens, de países de primeiro mundo, os que ditam ordens aos paises emergentes, como se eles não tivessem vontade própria, costume e nem cultura própria.

Solange Monteiro
E-mail: solange@indiosonline.org.br.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Solange: Coincido plenamente com voce! O mundo nao tem fronteiras e nao deveria haver nenhum tipo de descriminacao!
    A mioria é só a soma de individualidades. Mas é importante se sentir parte do todo, da grande familia Humana, do Planeta e de DEUS… Chega de dividir…VAMOS UNIR!
    O intercambio de voces parece que foi massa! Parabens! Muito grato as iniciativas de ARDAGA e as MARIA BONITA!

  2. Eu como intregrante do Maria Bonita,visitei o povo Pankararu,tive o maior prazer em visita-lós e conviver por 05 dias neste lugar encantado,foram momentos inesqueciveís.Me sentir em minha verdadeira casa, onde meus antepassados,com certeza foram grandes heróis.Agradeço de coração todos os membros de Pankararu pela forma em que nos receberam, e nos trataram em suas casas.Deejo que todos os objetivos de vocês sejam realizados. Elenice 11-12-06 Lençois-Ba

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here