Liberdade para lutar por uma nação independente:

– Dos lixões nas estradas e em todo meio ambiente

Independente dos desmatamentos

Independentes das caçadas predatórias dos animais

Independente das queimadas

Independente das drogas

Independente do alcoolismo

Independente das violências

Independente das destruições dos patrimônios

 

 

Nós Povo Pankararu acreditamos que Deus criou o homem a sua imagem e a mulher como o centro da criação , nos abençoou e nos entregou : todo o seu universo e todos os elementos naturais : a mãe Terra, a água , o fogo , o ar, essencias para a existência da vida . Dando liberdade de cuidarmos e protegê-los e nunca serem destruidos pelo proprio homem.

 

 

A  Terra é a mãe de todos nós seres humanos e seres vivos e não vivos. Precisamos cuidar da nossa mãe.

Pare um pouco e observe o nosso universo que escutarás os grandes gemidos e gritos da nossa mãe Terra para defender a vida  porque a Terra para nós Pankararu e todos os  Povos Indígenas é a nossa própria vida é a vida dos seres humanos a vida dos animais , a vida da mata , da água e do ar.

 

 

Deus criou Tantas riquezas e belezas e nos deu para termos vida saudável  e duradoura.

Mas , os nossos governantes criaram um sistema capitalista que só constrói os males para o nosso planeta que são as forças das tecnologias a exploração , desenvolvimento. São esses os cânceres malignos que vem matando todas as formas de vida existente na Terra , tanto   humana, como animal , vegetais e destruindo todos os recursos naturais e as belezas naturais bem como as culturas tradicionais e o bem viver dos  povos indígenas .

 

 

Através do PAC – Programa de Aceleração do crescimento . Que para os  governos representa o sucesso do desenvolvimento .

 

 

Não se importam com as destruições causadas  por esses programas. Enquanto  que para nós povos Indígenas . Esse PAC destrói  tragicamente   principalmente a nossa vida e todo universo  através das rodovias, hidreletricas, transposição e a transnordestina e usinas nucleares. Essas Políticas Públicas representam grandes impactos  e violência com os nossos direitos reconhecidos pela Constituição Federal . A  Convenção 169 da OIT além dos impactos ambientais , econômicos ,  sociais  e culturais .

 

 

Diante de tantas tragédias nós Povos Indígenas continuamos  lutando por a independência dessa nação . Nunca deixaremos de acreditar e praticar o nosso Bem Viver. Que são as nossas relações com a mãe Terra.

O nosso respeito a natureza . A valorização e o fortalecimento das nossas práticas tradicionais .

 

 

O respeito pelos ensinamentos dos mais velhos , porque todos esses valores é o sentido da nossa própria existência . Essa paz que está em cada um de nós através da liberdade de amar e lutar com responsabilidade e compromisso em defesa da vida no universo.

 

 

Esta passeata foi também um movimento social que mostra o quanto sofremos com os problemas sociais e lutamos na busca de resolvê-los.

 

 

Mostra também o reconhecimento das lutas passadas dos nossos mais velhos. Mostrar os ensinamentos  tradicionais para o bem viver é quem faz uma educação especifica e diferenciada de fato .

 

 

Tudo são expressões de que somos índios Pankararu, existimos e estamos vivos e que nos preocupamos com nossas gerações e com o nosso universo criado pelo pai e entregue em nossas mãos …

Patrícia Pankararu

Gestora da Rede Índios Online

 

Mais algumas fotos da mobilização!

 

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pela matéria!
    Muito legal ver um povo resistente que luta contra as adversidades!
    seja qual for a área.É um povo guerreiro!

  2. Muito boa sua matéria Patrícia , e melhor ainda é o nível de concientização do povo Pankararú. Parabéns !!!!!

  3. A Educação Escolar Indigena do nosso Povo,tem contribuido no fortalecimento dos movimentos e das lutas, no intuito da busca de mais conquista e melhoria para o nosso Povo: Educação,Terra, Saúde, Moradia e outros. Isso agradecemos as nossas lideranças tradicionais que já se foram, mais que deixaram em nós a força e a coragem de lutar pelos nossos ideais.

    Por tanto,as Escolas Indigenas Pankararu,neste belo desfile cultural,além da nossa cultura trdicional, destacar as primeira família e as grandes lideranças pioneira nos movimentos e lutas do nosso Povo; Quitéria Binga, João Binga,Maria Beto,João Tomas e outras como Antonio Moreno,Miguel Binga e as atuais que estão dando continuidade a luta do nosso Povo Pankararu.PARABENS!!!! ESCOLAS PANKARARU!!!!!!!!!

  4. Parabéns Patrícia, belíssimo texto!

    Acredito que seja pela educação e pela conscientização da importância de nosso povo para o contexto regional que seguiremos para a autonomia e resolução de nossas demandas, principalmente as sociais, temos nosso valor e seremos reconhecidos.
    Contem sempre comigo!

    Abraços.

  5. Sou jiripanco lhos parabenizo pelo trabalho fundamental para reaver da sociedade cega,o respeito aos povos indígenas como amantes q somos da natureza

  6. Sou jiripancó gostei do trabalho é o amor sem mancha dos povos q pode salvar a terra,os governo impedem q tenhamos mais contato pois estão sob o efeito da cobiça,o fermento do capeta,até as religiões d “boa fé”negam-nos direitos d ir ao suposto céu,se for para encontrar essa corja…lá,então realmente somos a merda da criação.mas meu consolo é q tudo pode mudar com luta,e no amor q temos pela terra isso ninguem poda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here