A responsável pela Escola Pankararu Ezequiel dos Santos, Maria Felicia dos Santos, juntamente com mais algumas professoras da Escolas Carlos Estevão e Pankararu Ezequiel dos Santos da Aldeia Brejo dos Padres, afirma que foi através de uma necessidade que tiveram a partir do momento que o médico chegou a Escola e houve um questionamento, por parte dos alunos desconhecerem a Saúde Bucal e Otrá, onde os mesmo imaginavam que era uma aplicação de injeção, o que não era, é muito mais, é a prevenção.
Essa prevenção pode ser realizado na Aldeia Brejo dos Padres, Povo Pankararu, localizado no Município de Tacaratu-PE, através de uma importante Palestra Educativa referente a Saúde Bucal das nossas crianças Pankararu.
Nessa Palestra Educativa sobre Saúde Bucal indígena, foi tratado a Higiene Bucal, Dieta Alimentar, Cronograma de Ercação com abordagem dessas crianças, como diz o amigo Odontologo da nossa área indígena, Dr° João Carneiro de Almeida.
Aconteceu também o intercâmbio de informações sobre a vida dentaria das Comunidades indígenas, com apresentação de alunos e explicações de tópicos de Natureza Odontológica.
No inicio tivemos a participação das crianças que por meios de incenações, teatros e versos puderam mostrar como os nossos ascestrais, tratavam e são tratadas hoje, embora que pouco, essa questão, usando as nossas práticas tradicionais, como era feita a higiene e a cura de algumas doenças bucais, dentre elas a dor de dente. Aprendemos que Através do juá, que é uma árvore nativa, foi mostrado também como chegávamos a cura dessas doenças através de rezas e ervas medicinais.
Essa Palestra foi na verdade rica, houve uma troca de experiência entre ambas as partes, pois todos os envolvidos saíram ganhando um pouco mais de experiência de vida.

YURAN PANKARARU
jailton@indiosonline.org.br